Em parceria com geradoras de energia elétrica, a Fiat fabrica em Foz do Iguaçu uma perua Palio Weekend movida a bateria. A meta do consórcio é produzir 50 unidades até 2010, mas o preço do carro, estimado em R$ 145 mil, ainda é proibitivo para os motoristas comuns.

By: Época Negócios
2 comentários: on "Palio Weekend movida a bateria"
Tratam-se de carros experimentais, que usam baterias de primeira linha. Com o tempo e a adesão de outras empresas, os custos caem e nós poderemos comprar uma sem ter que vender a cas e um rin.
A única alteração que eu faria é colocar o motor embaixo do banco traseiro e as baterias na frente, além de substituir o que fosse possível por peças de fibra.
Ao invés de um motor só eu optaria por usar hub-motors como os desenvolvidos pela Protean Electric, livrando mais espaço para mais baterias sem comprometer o espaço para bagagens. Ou poderia até me aventurar a montar um híbrido plug-in instalando os hub-motors no eixo traseiro, um alternador de maior capacidade junto ao motor a combustão interna, um inversor de voltagem (como o que passa a tensão de 12V para 110V ou 220V usado em ambulâncias) para carregar a(s) bateria(s) do sistema de tração elétrica [poderia(m) ser instalada(s) no espaço atualmente destinado ao estepe ou mesmo ocupar parte do compartimento de bagagens como acontece num carro gambiarrado para rodar no gás] e ficaria com um híbrido paralelo (qualquer um em que o motor a combustão participa da tração, ao contrário dos híbridos seriais em que a tração é puramente elétrica) melhor que os modelos atualmente disponíveis no mercado como o Prius.
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.