
O gás natural veicular (GNV) foi o único combustível cujo preço cresceu em 2007. Até outubro, o reajuste acumulado medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 10,25%. No período, a inflação acumulada, pelo mesmo indicador, está em 3,6%.
Entre 2003 e 2005, a Petrobras manteve o preço do gás congelado para fomentar o consumo.Desde então, a demanda pelo insumo cresce a quase 20% ao ano. Naquela época, havia excesso de oferta de GNV. Agora, que a previsão é de falta, a Petrobrás pune o consumidor com aumentos absurdos.
Aumento - A Petrobras está propondo às distribuidoras um aumento de até 30% no preço do gás produzido no Brasil. Para o consumidor, o repasse poderá chegar a 24%.A reveleção, negada pela empresa, foi do presidente da Companhia Estadual de Gás (CEG) do Rio, Bruno Armbrust. Segundo ele, o reajuste faz parte das negociações para renovação de contratos de fornecimento que vencem em 2007 e 2008.
Desperdício - Atualmente, parte do gás produzido nas plataformas de Campos, no estado do Rio, é queimada.O governo e a empresa não investem em dutos para levar o produto aos consumidores. A Petrobras ainda tenta mentir, alegando que aproveita quase 90% do gás retirado dos poços.
By: Alerta Total
0 comentários: on "GNV"
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.