Sinestesia


Você é sinesteta? Eu sou. Não pense que é alguma doença, distúrbio, muito menos loucura. É apenas a capacidade de associar um sentido a outro. Muitos dizem ser uma 'confusão' no que eu não concordo.
Veja a definição de sinestesia para entender melhor:
Sinestesia (do grego συναισθησία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -αισθησία (-esthesia) "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfacto. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.
A pessoa que tem sinestesia é chamada de sinesteta. Essa é uma condição neurológica em que um estímulo dos sentidos provoca uma percepção automática em outro sentido. Na sinestesia da audição, por exemplo, a percepção de um som pode provocar uma experiência visual em um sinesteta. Sinestesia é uma condição neurológica que transforma a informação real transmitida por um sentido em percepção de outro sentido.

Alguns definem a sinestesia como sendo "a mistura que ocorre dentro do cérebro, invluntariamente e não é classificada como doença. De acordo com a maioria dos sinestetas, essa condição não causa dor e nem atrapalha o dia-a-dia. Eles não perdem as impressões sensoriais normais, apenas sentem, ao mesmo tempo, outras sensações. Além disso, muitos possuem mais de uma forma de sinestesia.

Julia Cochan "enxerga" as vozes das pessoas com quem fala ao telefone. "A imagem formada ajuda-me a entender o humor da pessoa do outro lado da linha", diz. Funciona mais ou menos como um detector de mentiras. Imperceptível aos ouvidos normais, a mais leve mudança no timbre revela à Julia a personalidade do interlocutor.

Segundo estimativas feitas nos Estados Unidos, há um sinesteta em cada 15 mil habitantes do planeta, e o número de mulheres é três vezes superior ao de homens. Alguns estudos indicam que a capacidade, transmitida geneticamente, estaria ligada ao cromossomo X que, como se sabe, aparece em dupla nas mulheres, enquanto os cromossomos sexuais masculinos são XY. As estimativas indicam ainda maior freqüência de manifestações sinestésicas entre canhotos do que entre destros."


Não é o meu caso. Não sou canhota.
Há dezenas de modalidades de sinestesia. A mais comum é a visão de cada letra ou algarismo de uma cor diferente. E as cores designadas para cada letra do alfabeto também diferem de pessoa para pessoa. Alguns "vêem" sons, outros sentem o sabor de palavras ou formas, o cheiro dos objetos que tocam, enxergam imagens ao ingerir certos alimentos, e outras misturas de sensações.

A sinestesia é uma condição sui generis muito pouco falada e estudada. A uns 7, 8 anos atrás assisti no GNT uma repotagem sobre o assunto. Mostrava-se ali, que a sisnestesia também pode trazer problemas. Um rapaz associava a namorada a um determinado prato que ele detestava. Resultado: o namoro foi pro brejo. Outro, ligava o perfume da esposa a fatos desagradáveis. Na época procurei trabalhos, citações, livros sobre o asunto e foi em vão. No Brasil não há estudo sobre o assunto. Apesar de ser um fenômeno raro e biszarro, não é uma anomalida, não fazendo mal a ninguém que a tenha. Talvez por isso a falta de interesse da nossa classe médica.

No meu caso vejo os números cada um de uma cor. O 1 é preto, o 2 é branco, o 3 amarelo, o 4 vermelhor... As letras, portanto, as palavras: segunda-feira é branca, terça é amarela, quarta é vermelha etc. Faço associações estranhas com outros sentimentos também, como por exemplo: dor de cabeça doce, que seria a enxaqueca. Dou cor a várias palavras, nomes próprios são certos. Faço ligações entre situações e sabores. Faço ligação com música com alguns acontecimentos, como todo mundo, só que para mim tem cor.
É estranho e divertido ao mesmo tempo. Descobri isso na adolescência ao comentar com uma professora, que era psicóloga. Ela me explicou do que se tratava e me deixou tranquila ao me dizer que meu mundo seria mais colorido que o da maioria. Ela estava certa. Pelo menos nesse aspecto, é, com certeza.


Diário do Vale.

Terra.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Sinestesia"

Atelier Kátia Cristina disse...

Olá,
sou sinesteta e as vezes ainda acho que as pessoas me acham "coitadinha" como se fosse uma doença.
Queria ter mais argumentos contestando esta forma de pensar das pessoas a meu respeito.
katiadejorge@hotmail.com (MSN)

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails