Cooperativas x Coca-cola

A Coca-Cola não poderá contratar cooperativa ou empresa interposta para prestar-lhe os serviços de distribuição e entrega de seus produtos.

A 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro) confirmou decisão de primeira instância em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho. A empresa foi condenada também ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos.

As cooperativas Padrãocoop e Nitecoop, também rés na ação, não poderão fornecer trabalhadores para prestar serviço à Coca-Cola sob pena de multa diária de R$ 100 por trabalhador encontrado em situação irregular. A decisão atinge cerca de 300 trabalhadores.

De acordo com as investigações, a Coca-Cola, cuja razão social é Rio de Janeiro Refrescos Ltda., incentivou a criação de cooperativas, em sua maioria composta por ex-funcionários da empresa, a fim de terceirizar os serviços de distribuição de produtos. Segundo o procurador do Trabalho João Carlos Teixeira, responsável pela ação, a medida adotada pela empresa gerou um processo de precarização da relação e das condições de trabalho.

Em qualquer lugar do mundo, em que haja cooperativas, elas são uma das coisas mais bem boladas que eu já vi. Funciona redondinha. Agora, aqui? Aff!!!!... a coisa é complicada. Num país onde impera a safadeza, a lei de "Gerson", não tem como. Conseguiram achar uma maneira de avacalhar com a idéia. Por isso, quando a gente olha prá Brasília e só vê roubalheira, descobre-se a explicação. O povo reclama, reclama, xinga. Mas ninguém protesta, ninguém deixa de votar em malandros, incompetentes, safados e analfabetos. É cultural querer ser espertinho e tirar vantagem de tudo... êita!!!



Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Cooperativas x Coca-cola"

Anônimo disse...

A vantagem para eles é que as ooperativas recolhem menos impostos, ou seja, são isentas da maioria dos impostos que as outras empresas pagam.
As cooperativas agrícolas em sua grande maioria vão muito bem e ainda beneficiam os agricultores, através de financiamentos e na comercialização de seus produtos.
A onda agora são as cooperativas de crédito que vem para concorrer com os grandes bancos, tem cobrado menos taxas dos que os outros.
Em tempo entre no link do meu orkut e me ... beijos pra ti....

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails