Escrevendo... esclarecendo...


Escrever é complicado. Na maioria das vezes a gente é mal interpretado. Por isso, todo cuidado é pouco. Tanto com a pontuação, quanto com as palavras que a gente usa. A coisa complica ainda mais quando, quem lê, está sempre de sobreaviso. Sempre pronto para retrucar. Estou tão macaca velha nesse galho que já nem ligo mais e quando isso acontece acabo achando graça. E se, por acaso, ofendo alguém, trato de me desculpar.

Aprendi com a minha profissão a ler os textos, palavra por palavra. Não tiro conclusão precipitada. Tem hora que pode haver dois significados e quando se tem dúvida, o correto é questionar, analisar, peguntar sem atacar para não dar com os burros n'água. É assim que eu faço e não só com o que leio, mas como que vejo e ouço.

Estou aqui falando sozinha. Vou contar o que aconteceu e todos logo entenderão.

O Lord Phoenix, do blog Portal Phoenix, bolou a 'Campanha: Álcool e Direção Não Combinam'. Vários blogs aderiram. Eu não o fiz por falta de tempo e por estar com vírus no meu pc, como disse aqui outro dia. Mal dava para postar uma linha, sequer fazer a coisa como deveria.

Ao visitar o Qualiblog, vi que o Ronaldo havia aderido também e deixei um comentário sobre a tal campanha. Vejam o que escrevi:
"...
É um absurdo ter que fazer campanha sobre isso, né?
Enfim, as pessoas são idiotas mesmo. ..."

Com isso o Lord, que de lord em nada se mostrou, foi indelicadíssimo comigo e respondeu no mesmo espaço:

"New,

Discordo de vc! Realmente seria muito bom se todo mundo fosse mas solidário, mas humano, mas nossa realidade é outra! Absurdo é ter uma ferramenta poderossíma nas mãos e só nos preocuparmos em selinhos, memes e outras besteiras, creio que já está na hora de deixarmos o falso moralismo de lado e partimos para atitudes mais concretas!"

Infelizmente, o autor da campanha entendeu que "as pessoas idiotas'' seriam as que fazem esse tipo de campanha. Pode? Até pode, né? Entendo que não fui feliz em meu comentário, na cosbtrução da minha sentença. Porém, com um pouquinho de boa vontade e pelo comportamento que tive com ele até hoje, seria muito improvável que eu o atacasse deste jeito. Alías, nem tenho intimidade prá isto.

O significado do meu comentário foi que acho um absurdo ter que ficar falando, repetindo que álcool e carro não combinam. Todo mundo sabe que é perigoso, que pode inclusive matar. Só mesmo sendo um idiota para dirigir alcoolizado. E, em sua maioria, são os jovens, nossos filhos, as bestas que diariamente reincidem em tamanha burrice.

E, para ser sincera, não acredito mesmo que resolva-se esse problema com campanhas. O buraco é mais embaixo. Já se sabe que são os jovens os maiores causadores desse tipo de tragédia, desse tipo de delito. Portanto, deve haver punição severa (para os jovens e os pais, quando for o caso), multas altíssimas; auto-escolas sérias com instrutores bem capacitados, pois o que se vê por aí é uma catástrofe e só visam lucro. Vejam que a coisa vai longe.

De campanha as ruas, as revistas, a TV estão cheias, assim como o inferno está de boa intenção. O que precisamos é de ação. Se alguém fizer alguma campanha para mudar a legislação, a fiscalização das auto-escolas, ou seja lá o que for de concreto, contem comigo. Demagogia já encheu. E pagiando o próprio Lord: "já está na hora de deixarmos o falso moralismo de lado e partimos para atitudes mais concretas!"

Quanto aos "selinhos, memes e outras besteiras", aos quais ele se referiu, engana-se. No entanto, não devo explicações a niguém sobre o meu critério de escolhas. Haja visto, que meu blog não é borrado de propaganda. Não é este o meu intuito.

E se não deu para entender, por outro lado, quem não me conhece jamais poderá me julgar e dizer se sou fútil ou não. Quem não me conhece não sabe se faço mais do que participar de campanhas em blogs. Prefiro ação. Não sou nenhuma Madre Teresa, no entanto, faço a minha parte e concretamente, muito mais que muita gente possa saber ou imaginar e não preciso que isso seja divulgado ou sabido por quem quer que seja.

Ah, e antes que me esqueça: QUEM ACHAR QUE MEMES, SELINHOS ETC. são besterias, que deixem claro em seus blogs ou achem uma maneira e-du-ca-da de avisar, para assim, não mais recebê-los, ao menos de mim.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

3 comentários: on "Escrevendo... esclarecendo..."

Anônimo disse...

Lamentável. O erro de interpretação está mais que claro e mostra que o cara escreveu às pressas. Eu entendi absolutamente tudo que você citou e em nenhuma letra você escreveu o que ele entendeu. Ele deverá se desculpar em uma postagem no blogue dele, no blogue onde ele deixou o comentário e aqui em comentário a este post. Eu ODEIO CAMPANHAS, acho que quem faz campanha visa links, podendo haver exceções claro, mas é bem pouco. Eu colei o selo sobre o caso da garota que sofreu o acidente e deixei claro que não entendo aquilo como campanha mas sim colei como uma forma de ajudar as pessoas a se conscientizarem do drama. Você me desculpe New, eu nem tenho nada com isso, mas adoro seu blogue e não posso aceitar esse tipo de desgaste nesta nojenta blogosfera. Eu acredito que o Lord vai cair na real e publicar pedido de desculpa pela indelicadeza nas palavras. Reconhecer erro de longe é vergonhoso ou humilhante como alguns analfabetos teimam dizer. Um beijo e saiba que na vida estamos todos sujeitos a coisas desagradáveis.

Newdelia disse...

Oi, Gato!
Como vai?
Não ligue. Isso é assim mesmo. Desde que a gente começa a se relacionar com quem não nos conhece corremos este risco, certo? E foi ótimo. só prova que PREconceito é uma m...
Beijos.

Anônimo disse...

Tens razão. Não aceito certas coisas. Bjs.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails