Mercado Livre e Shop Break condenados

MercadoLivre.com Atividades de Internet Ltda e Shop Break Comércio de Eletrônicos Ltda-ME foram condenados a reembolsar consumidor do valor de produto que não foi entregue. A decisão unânime foi confirmada pela 1ª Turma Recursal Cível do Estado. O relator do recurso da MercadoLivre, Juiz de Direito João Pedro Cavalli Júnior, destacou que o site de anúncios na Internet também deve responder pela fraude que vitimou o autor da ação.

Houve negociação de um MP3 Player iPod Nano-8 Gb oferecido por Shop Break Comércio de Eletrônicos Ltda-ME, vendedor certificado positivamente no site do MercadoLivre.

Recurso

Somente o MercadoLivre recorreu da sentença do 2° Juizado Especial Cível de Porto Alegre, que condenou as duas empresas a restituírem, solidariamente, ao demandante o valor de R$ 749,95, corrigido monetariamente a contar do desembolso e acrescido de juros a partir da citação. Determinou, ainda, que o MercadoLivre efetue pagamento de R$ 2 mil por danos morais.

O Juiz João Pedro, da Turma Recursal, salientou que o próprio MercadoLivre garante reembolso de transações inexitosas até certo limite, "reforçando a confiabilidade no meio." Dessa forma, confirmou que as duas rés devem restituir o valor do MP3, com a referida correção. "Dever de indenizar os danos materiais, consistentes no preço do produto pago e não entregue."

Entretanto, reformou em parte a decisão de primeira instância quanto ao deferimento do pedido de reparação por danos morais. Acrescentou que, apesar da induvidosa falha da ré, a situação não é apta a ensejar lesão a direitos da personalidade do consumidor. Em seu entendimento, tratou-se de mero transtorno inerente à vida de relação o qual merece ser absorvido. "Voto, portanto, pelo provimento parcial do recurso, apenas afastando da condenação a rubrica atinente ao dano moral."

  • N° do Processo: 71001548510.

Continue lendo...


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

7 comentários: on "Mercado Livre e Shop Break condenados"

Anônimo disse...

Esse ml é um antro, pois centenas de ações, inclusive penas eles respondem. Ao que lí em um artigo, trata-se de quadrilha. Bjs.

Anônimo disse...

Eu nunca tive problemas no ML, até porque restrinjo a compras de valores baixos ou quando tenho que recorrer a valores maiores no mercado pago.

Como o serviço não é tão confiável quase não o utilizo. O programa de afiliados deles é a maior furada que já me deparei.

Luiz Lailo disse...

Já fiz duas compras no Mercado Livre. Na primeira fiquei preocupado. Tratava-se de um HD externo de quase mil reais na ápoca e o vendedor botou pra vender uma mercadoria que não tinha. Ele mesmo me instruiu a cancelar a compra. Depois recebi o objeto e liberei o dinheiro. E mesmo tendo sido feita a transação ficou o dito pelo não dito. No meu histórico a compra ficou como cancelada. Bizarro.
Mas o certo é - não entregou, dinheiro de volta. Não tem nada que discutir.

Jaqueline Amorim disse...

Sou cliente do Mercado Livre há muito tempo! Nunca tive problemas... Eu uso sempre o mercado pago, agente paga uma taxinha mínima a mais porém mesmo assim o preço sai mais em conta do que comprar em outro lugar. Já fiz compras por lá e todos os produtos adquiridos me satisfizeram muito bem. É claro que eu sempre pesquiso as empresas em que vou comprar. Vejo os comentários e pesquiso o site da empresa na net, costuma dar certo... Já soube de casos que as pessoas receberam tijolos pelos correios... Eu não tenho o que reclamar! Beijos!

Newdelia disse...

Oi, meninos!
Também sou cliente desde que surgiu o ML. Nunca tive problemas. Existem algumas dicas boas para comprar lá. Quem sabe uma hora dessas tenho tempo de comentar isso aqui.
Bjs.

Anônimo disse...

Oi amiga estou de volta estive viajando no fim de semana e depois bateu uma preguiça de escrever. Estou na ativa. Coloque um novo blog que estava escrevendo a tempos,ainda tá devagar,faça uma visitinha, e deixe lá suas marcas...vc está escrevendo cada vez melhor...parabéns..em breve respondo o meme...
um abraço pra ti fica com Deus.

Tech+ Blog disse...

Já comprei várias vezes pelo ML e nunca tive problemas, claro que uma boa pesquisada antes, geralmente leva a uma negociação sem dor de cabeças...

O ML tem que arcas com indenização mesmo, caso não cumpra o que eles dizem...já que há um "programa de proteção ao comprador".

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails