Estamos sempre preocupados em comer bem. Isso é fato. Tentamos selecionar o que comer, como, como preparar e o quanto comemos. Porém, quando se trata da quantidade nos esquecemos que nem sempre o que é tido como saudável pode ser ingerido sem os devidos cuidados e em quantidade indiscriminada. Um exemplo foi o artigo sobre a água. Até água pode matar se for consumida em excesso. Penando nisso e na iminência de fazer um pãozinho de farinha integral (que eu a-do-ro), prá variar, fui pesquisar, perguntar. Uma profissional da área me deu uma dicas que agora repasso prá vocês.
Todos sabem que precisamos de ingerir fibras diariamente. Ela é fundamental, principalmente, para o bom funcionamento dos intestinos.
A fibra alimentar é encontrada nos alimentos de origem vegetal e uma de suas principais características é não ser digerível pelo organismo. Sendo que os principais componentes da fibra são celulose, hemicelulose, lignina, gomas, pectinas e inulina.
Elas se dividem em:
Fibra solúvel: apresenta uma grande capacidade para absorver água. Podemos citar as fibras contidas nas frutas e nas hortaliças
Fibra insolúvel: constituída por substâncias que não se dissolvem em água e, devido às suas propriedades, atraem água ao intestino, amolecendo as fezes e facilitando o trânsito intestinal.
A recomendação nutricional é de 25 a 30 gramas de fibras ao dia para um indivíduo adulto. Esta recomendação muitas vezes fica impossível de ser atingida, principalmente para que tem o hábito de comer apenas produtos industrializados e refinados. Exatamente por isto é que devemos comer pelo menos 5 porções ao dia de frutas e/ou verduras e/ou legumes. Aproveite também para ingerir mais cereais integrais. Trocar o pão branco por pão integral já ajuda muito a atingir a recomendação nutricional.
A ingestão adequada de fibras pode auxiliar a:
Saciedade,
Reduz o colesterol,
Controlar a glicose,
Facilitar a digestão,
Fazer o intestino funcionar bem.
Mas muito cuidado: a ingestão excessiva de fibras pode prejudicar também a saúde. As fibras, principalmente as insolúveis, quando consumidas em excesso, podem prejudicar a absorção de alguns nutrientes como as vitaminas A, D, E e K.
Viram só? Nada de radicalismo.
Para quem quiser saber a quantidade de fibras em 100 gramas de diversos alimentos, basta acessar o site do Projeto Integrado de Composição de Alimentos, coordenado pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (USP) e pela Brasilfoods (Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos). A meta prioritária do Projeto é a divulgação de dados de qualidade em composição de alimentos nacionais por meio do TBCA-USP.
O endereço é www.fcf.usp.br/tabela/buscar_alim.asp ou clique aqui.
Fontes: Dr. Carlos Augusto, Vitaminas e Cia e Dra. Vanda P. Araújo.
Texto igualmente publicado no My Blog Health
0 comentários: on "Fibra é bom, mas..."
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.