Blogueiros, empresas e blogs corporativos

blogueiros

Blogueiros dão recado às empresas e seus blogs corporativos. E a palavra “controle” está fora de cogitação.

No maior (e mais polêmico) painel do Seminário INFO Redes Sociais, seis blogueiros se uniram a Manoel Lemos, do BlogBlogs, para discutir um Manual de sobrevivência empresarial dos blogs. Estavam presentes Reinaldo Azevedo, da Veja; Lucia Freitas, do Ladybug; Edney Souza, do Interney Blogs; Carlos Cardoso, do Meio Bit; Carlos Merigo, do Brainstorm #9 e Beatriz Kunze, a Garota sem fio.

Quais as oportunidades e ciladas que surgem quando uma empresa resolve dar as caras na blogosfera? A primeira lição é atuar com transparência. A moderação deve servir apenas para evitar internautas desagradáveis, com palavreado chulo e ofensivo. Excluir um comentário negativo ou criar usuários fake para responder a reclamações de internautas pode ser um tiro no pé. Da mesma forma, rechaçar blogs do tipo “eu odeio a empresa X” acaba por trazer mais dor de cabeça do que ajudar a limpar o nome da empresa na rede.

“Há casos desastrosos de companhias que tentaram excluir blogs negativos a seus produtos. Se você tira um blog do ar, surgem mais 10 para comentar o fato de você ter tirado”, afirma Carlos Merigo, do Brainstorm #9.

Reinaldo Azevedo, que recebe cerca de 2,5 mil comentários por dia em seu polêmico blog de política, acredita que qualquer forma de controle soa como censura na internet. No entanto, segundo ele, há limites para isso. Apenas 700 comentários acabam sendo publicados. Segundo ele, as outras 1,8 mil opiniões são impróprias ou são de correntes de discussão paralelas. “Se quiser me ofender, crie um blog para me ofender. Eu não publico. Cada um no seu quadrado”, diz Azevedo.

Mas não basta apenas criar um canal para saber o que o cliente pensa. O blog gera uma expectativa de resposta rápida ao usuário insatisfeito. Por isso, é necessário ter uma boa infra-estrutura de atendimento prático ao cliente, não apenas a teória. “Uma fabricante de celulares entrou em contato comigo para saber porque havia tantos comentários negativos sobre ela nos blogs”, afirma Bia Kunze, que escreve resenhas sobre equipamentos sem fio. Segundo ela, o suporte da empresa era precário, uma primeira resposta aos questionamentos da fabricante.

Continuem lendo: Conteúdo e foco no público...


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Blogueiros, empresas e blogs corporativos"

Anônimo disse...

É assim que a banda toca. O Reinaldo já deixou de publicar comentários meus; se eu tiver que ir na canela não perco a viagem. E já me envolvi em bate-bocas acalorados com os puxa-sacos dele. Existem blogueiros que gostam de agradar aos gurus. Já aconteceu comigo também no Coturno Noturno.
E um outro blog já declarou que lá não há democracia, até prometeram bloquear meu IP. Também quando eu entro lá, do pescoço pra baixo é canela. Um post que eu escrevi contra eles "Cuidado com as hienas" foi até publicado aí num site e devidamente linkado. Recebi algumas visitas por conta.

Anônimo disse...

Olááááá,
Adorei o blog! E vi esse aqui. que que vai adorar demais...

http://tdpersonalizado.blogspot.com

Vale a pena...é uma fofura!

Bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails