Célula-tronco produz Dente Novo

dente2

Criar um dente novo a partir de um velho, e ainda usando o famigerado siso, deverá ser viável em até uma década. Quem promete é uma dupla de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo.

Os estudos realizados pelos dentistas Silvio e Mônica Duailibi no Departamento de Cirurgia Plástica da Unifesp ainda não são feitos em humanos, mas estão próximos disso.

Por enquanto, o mais recente resultado científico da dupla, publicado neste mês no periódico "Journal of Dental Research", mostra que é viável fazer crescer dentes em ratos usando células-tronco adultas extraídas de um outro dente.

Estudos anteriores do casal haviam mostrado que é possível fazer o órgão surgir no abdômen do roedor. Agora, o avanço foi maior.

"Nós conseguimos fazer com que o dente nascesse no lugar onde ele realmente deveria crescer, na mandíbula", diz Silvio Duailibi. "O processo ocorreu em três meses e deu origem a um dente com todas as suas estruturas, mas ainda sem as dimensões normais."

Para chegar aos dentes nos ratos -o grupo também já testou com sucesso o uso de células humanas neste processo- é preciso ter em mãos três ingredientes básicos, diz a dupla.

Continue lendo...


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

4 comentários: on "Célula-tronco produz Dente Novo"

helio jenné disse...

Como diria Huxley: "Oh, admirável mundo novo, onde existem tais criaturas! -Mas eu não quero conforto. Quero Deus, quero a poesia, quero o autêntico perigo, quero a liberdade..."
Só espero que tais avanços cheguem rápido o bastante para me encontrarem ainda por aqui!
Beijos.

Sonia Regly disse...

Amiga,
Esse texto é maravilhoso e dá uma esperança para milhares de brasileiros que sofrem com a perda do dente cedo. Se vc me autorizar, gostaria de postá-lo lá no Compartilhando as letras.Coisas boas precisamos divulgar.Beijos.

Unknown disse...

Bem, acho que depois dessa eu não vou tirar o meu dente do siso não!!hehehe!!!Vou deixa-lo bem preservado aqui, vai que mais pra frente eu preciso dele!!!!
Bem, post bem legal e alias, as imagens aprovadas para constar no posterior das embalagens do cigarro realmente chamam a atenção!!!
Parabens pelos posts!!!
Sucesso!

disse...

Bom dia New!
Sem querer me gabar, os dois cientistas em questão são meus amigos. Não é o caso do Loucuras e Devaneios (que só serve pra escrachar todo mundo), mas se você quiser posso ver se eles respondem a uma entrevista sua.
Um beijão do Lê procê...

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails