Como sempre a equipe de cientistas de Ribeirão Preto está de parabéns.
"Um creme feito com o auxílio da nanotecnologia, quando energizado por um raio de luz vermelha, mata com uma eficiência de 95% as células tumorais da pele humana.
O medicamento, desenvolvido por uma equipe de cientistas da USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão Preto, está sendo testado há um ano em três hospitais do Brasil.
Além do interior paulista, a UnB (Universidade de Brasília) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) estão usando a pomada em pacientes de seus hospitais universitários.
"Devemos ter tratado mais de 400 pessoas com sucesso", afirma Antonio Cláudio Tedesco, coordenador do grupo de Fotobiologia e Fotomedicina da USP/RP. Ele é o principal autor da pesquisa.
O sucesso da técnica, segundo Tedesco, está baseado na nanotecnologia. A molécula fotossensível que constitui o medicamento é montada em veículos que medem milionésimos de milímetro e que podem ser dirigidos de forma precisa para as células do tumor.
Esses transportadores são normalmente misturas de nanopartículas com estruturas orgânicas. As moléculas do medicamento, que além de serem fotossensíveis têm afinidade química com o tumor, possuem duas vantagens: conseguem liberar o fármaco de forma progressiva e são seletivas, o que poupa os tecidos sadios. [...]"
2 comentários: on "Pomada inteligente mata tumor de pele"
New, minha mãe teve um princípio de câncer de pele e mesmo assim o tratamento foi rigoroso. Por ela ter a pele muito alva passa agora a monitoramento contínuo e isso gera muita ansiedade. Vou pedir para ela vir ler sua postagem. Bom fim de semana! Beijus
New,
Gosto muito de vir aqui, sempre aprendo e têm sempre novidades. Obrigada pela linda visitinha, fiquei extremamente feliz. Volte outras vezes, ok??? Beijinhos.
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.