A Sociedade Amigos da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, receberá apoio financeiro do BNDES no valor de R$ 2 milhões, através do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura). O dinheiro será usado na aquisição de equipamentos para a digitalização de todo o acervo audiovisual da cinemateca. A participação do Banco no projeto é de 73,8%, do total (R$ 2,8 milhões) aprovado pelo Ministério da Cultura.
O projeto tem como objetivo a restauração, preservação, catalogação, documentação e difusão do acervo da cinemateca. O processo permitirá o levantamento dos titulares dos direitos legais dos filmes digitalizados e a elaboração de instrumento legal que defina os termos da utilização do material catalogado. Por fim, será elaborado um catálogo dos filmes digitalizados para programação e veiculação em televisão pública; exibição digital na sala Cinemateca/BNDES de uma amostra dos acervos contemplados pelo projeto e vinculação da cinemateca com a ação de difusão de títulos da produção audiovisual, na televisão pública brasileira.
O acervo da Cinemateca Brasileira é formado por filmes de todas as categorias, formatos, gêneros e períodos, além da produção remanescente, em película e vídeo, da extinta TV-Tupi.
By: Bndes
0 comentários: on "Cinemateca Brasileira"
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.