Nas ladeiras, Camila mantém um hábito duvidoso: andar nas descidas em ponto morto. Ao contrário do que se pensa, não é a melhor solução para economizar combustível. “Se o carro não está engrenado, o motor continua funcionando na marcha lenta. Você está gastando o combustível de marcha lenta. Quando você está engrenado sem acelerar, o sistema corta o combustível por completo”, afirma o engenheiro.
Outra dica é andar sempre na marcha certa. Segundo Molina, quando chegar a 50 km/h em uma rua plana, já é o instante de passar para a quarta marcha. Um teste no Centro Tecnológico de Minas Gerais mostra que andar na marcha errada elevar o consumo de combustível em 30%.
Manter o ar condicionado ligado em temperatura média gasta 20% a menos de combustível do que deixá-lo permanentemente na máxima. “Para manter aquela temperatura muito baixa, o compressor está sempre consumindo combustível do carro. Se você regular melhor, ele vai desligar de vez em quando e o consumo não vai ser constante”, afirma o supervisor do laboratório, o auxiliar de engenharia Paulo César de Araújo.
Andar com alguns quilos a mais dentro do porta-malas também pode pesar na conta do combustível. E olha que, nesse teste, nem Paulo César passou: na balança, deu quase 15 quilos a mais no porta-malas; dez quilos já são suficientes pra fazer cair mais rápido o ponteiro do combustível.
“Todo o aumento de consumo é um prejuízo para o bolso e para o meio-ambiente, porque quando o carro consome mais combustível, emite mais poluentes”, explica Araújo. “Acho que todo o mundo deveria mudar alguns hábitos, inclusive eu”.
By: G1.
2 comentários: on "Economizando combustível"
Olá New...já add seu blog no meu blogroll...
se vc quiser estender a parceria para algum dos seus outros blog eh soh me avisar...
bjos!
Nossaaaa q legal...bom saber disso tudo...agora nao deixo mais em ponto morto na descida hehehe
bjus
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.