Látex vira tecido ecológico…

A Amazônia é rica e nos enche de orgulho. Nisso, inclui-se o povo.

“Na Amazônia, os seringueiros encontraram alternativas para uso do látex. Em Rondônia, eles trabalham com um produto que já conquistou o mercado.

Machadinho d’Oeste fica a 400 quilômetros de Porto Velho. Existem doze reservas extrativistas na região. Oito delas estão ativas. Na reserva Quariquara moram 38 famílias. O dia de trabalho na floresta começa muito cedo. Os seringueiros caminham até sete quilômetros por dia na mata fechada. Eles vêm de muitas direções e têm um código sonoro para se encontrar.

O látex é a principal atividade econômica da região há décadas. Os atuais seringueiros cresceram na floresta.

O instrumento usado no trabalho reúne uma faca e uma rapadeira.

Com gravetos, os seringueiros fazem o suporte para as canecas. O látex escorre até o reservatório.

Atualmente, o tecido da floresta dá muito mais lucro do que a borracha. Em 2004, o Sebrae apoiou a criação de uma cooperativa que organizou o setor.

A produção de borracha já foi lucrativa. Com o enfraquecimento do mercado, muita gente abandonou a atividade. Mas em Machadinho d’Oeste, interior de Rondônia, dentro da Floresta Amazônica, os seringueiros foram criativos e encontraram um novo fim para o látex. O líquido é transformado em um tecido ecologicamente correto, usado para fazer pastas, bolsas e mochilas. Mas até isso ficar pronto é preciso muito trabalho.

A colheita acaba e é hora de transformar o látex em tecido. Na floresta, os seringueiros usam a defumação. Em um barracão fechado, a fornalha é abastecida. A fumaça sobe, aquece o ambiente.

O látex é derramado sobre uma manta de algodão. O calor une os dois materiais em um tecido emborrachado e a fumaça ainda ajuda na coloração. O Sebrae contratou um químico que eliminou o cheiro do tecido. [...]

 


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

5 comentários: on "Látex vira tecido ecológico…"

Renato disse...

Nossa!isso é uma honra,muito obrigado por me adicionar em seu blog,tambem a dicionei em meui blog.
rsrs... desculpe-me mas adicionou o blog que estou pensando em deixar inativo.

Estou usando agora o http://www.dyebr.blogspot.com/

Renato disse...

Nossa!É uma honra ser adicionado em seu blog!Ja ta add tambem em meu blog.
Há muitas dicas e noticias boas de exelente conteudo.
Muito interessante pois é um conteudo amplo principalmente para mim pois adoro ciencia e esta postagem referente a Latex é muito boa.

Estou com uma duvida,gostaria de fazer um "link me" pra mim tambem,como faz??

Ah... e tambem gostaria de saber como adicionou os banners dos amigos sturdios lado a lado,gostaria de fazer o mesmo no meu,tanto que irei fazer um banner para mim tambem.

irei acompanhar seu blog pois gostei muito,logo logo vai dar inveja para os Probbloguers rsrsrs...
um grande abraço na irmã blogger ^^
tenha um bom dia! =]

Elaine Maciel disse...

Valeu New! :D~
Beijos Linda! ^^

Raquel Farias disse...

Ah, a seringueira. Já foi motivo de a vinda de muitas pessoas para o Acre, pessoas q sonhavam em ficar ricas. Hoje não é tão valorizada assim.



Fiquei feliz com seu comentário. É tão gostoso receber esse carinho e saber que vcs gostam. Sou grata por isso.

Alexandre disse...

Tive que escolher 15 blogs amigos e o seu não poderia faltar nessa lista.De uma olhada no post Prêmio Dardos .

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails