Estelionatários criam site falso semelhante ao do TJRS

Estelionatários se utilizaram de uma montagem cibernética semelhante ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul para tentar aplicar um golpe especialmente em viúvas e aposentados que têm dinheiro a receber de ações judiciais.

Foram enviados telegramas às casas de dezenas de pessoas, pedindo que entrassem no site www.tjrsgov.tk pois tinham “depósitos judiciais” a receber. Quem ingressava no referido endereço visual se deparava como uma página estática semelhante à inicial do saite do TJ gaúcho, com links que remetiam a uma falsa lista de credores. A vítima via seu nome ali e, para receber o suposto dinheiro, tinha de pagar falsas custas judiciais - a serem depositadas em determinadas contas bancárias.

O curioso é que o clone do saite do TJ estava hospedado em Tokelau, um arquipélago de 1,5 mil habitantes na Polinésia. Lá, o registro de domínio de Internet é gratuito e sem controle. A Polícia Federal investiga o caso.

Tokelau é um arquipélago no caminho entre a Nova Zelândia e o Havai - originalmente povoado por emigrantes da Polinésia e transformado em protectorado inglês no século XIX. São três minúsculas ilhas com vulcões, praias e árvores - mas sem estradas, sem aeroporto e sem prisões - que vivem da venda de selos, de postais ilustrados e de moedas antigas. Seus moradores querem constituir um estado associado da Nova Zelândia.

O TJRS inseriu alerta de que não envia correspondências nem e-mails com links para saites. O comunicado informa que são enviadas "mensagens somente aos usuários cadastrados no serviço TJRS Push, cujo conteúdo não contém qualquer link a algum ponto da Internet. Qualquer outra comunicação eletrônica contendo 1) link para endereços web ou 2) comunicação oficial de determinação judicial, intimações, citações, pagamentos ou depósitos de quantias, é falsa".

Vídeos educativos para enfrentar os spams



Sobre segurança e boas práticas no uso da Internet, para fins de se evitarem inclusive tentativas de extorsões ou a prática de estelionato, é recomendável a visita ao endereço mantido pelo Comitê Gestor da Internet brasileira.

Os vídeos educativos produzidos pelo CGI.br - Navegar é preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa - de forma simples e divertida, informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, e oferecem dicas de como navegar com mais segurança na rede.

Clique aqui.



Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Estelionatários criam site falso semelhante ao do TJRS"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails