Vai ficar mais fácil pesquisar o passado da internet de agora em diante. A Sun e a iniciativa Internet Archive se uniram para levar adiante o processo de arquivar digitalmente versões antigas de sites na web, num projeto chamado Black Box WayBack Machine.
A WayBack Machine, ferramenta online que vem capturando instantâneos do passado da grande rede desde 1996 (e que está disponível no site http://www.archive.org/index.php), acaba de mudar seus arquivos para um gigantesco data center da Sun, o Blackbox.
A arquitetura dessa central de dados é aberta e permitirá aos arquivos da WayBack Machine se valer de tecnologias abertas padrão e também da chamada "cloud computing", ou computação dentro da rede, tornando mais fácil o acesso aos programas.
O Blackbox consiste num contêiner que pode comportar até 305 servidores ou 2,5 trilhões de cálculos por segundo. Na prática, isso pode significar 3 petabytes: 786 milhões de músicas em formato digital ou 26 milhões de horas de vídeo (com qualidade equivalente à de um DVD).
Uma configuração com cerca de 102 servidores, 102 aparelhos de armazenamento e 84 switches, entre outras coisas, permitiria 450 mil operações web por segundo, atendendo simultaneamente a 4,5 milhões de pessoas.
By: O Globo.
2 comentários: on "O passado da internet"
Blog cool.
Gostei bastante do que li aqui e levei teu banner, o que espero não ser reprovado. Congratulations.
Oiêee!
Obrigada pelo elogio.
É um prazer saber que levou meu banner e só tenho a agradecer e espero que volte sempre que puder.
Bom domingo.
Beijos!!!
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.