Veja como a Tata Motors conseguiu reduzir o preço do carro que chega às ruas da Ìndia em julho.
- O carro tem 3,1 metros de comprimento. Para se ter uma idéia, o Ford Ka, tem 3,6 metros.
- Possui apenas um limpador de pára-brisas e sua alavanca aciona também os faróis.
- O motor gira com 623cc. Os modelos populares do Brasil, giram com 1.000 cc.
- A maioria das peças do motor é feita de alumínio enquanto os motores normais são de ferro.
- A redução do peso do motor faz menos pressão sobre a suspensão e com isso, ela também pode ser menor, com desenho tubular, ao invés da convencional vara, é mais barata.
- O tanque de combustível está sob o capô, como no antigo fusca, o que reduz o número de peças.
- Não tem air bags, não obrigatório na Índia, nem freios ABS ou de disco. O carro roda com freios de tambor.
- Vem sem ar condicionado, também não possuiu vidros elétricos ou trava elétrica. Mas esses acessórios poderão ser pagos por fora.
- Direção hidráulica, nem pensar.
- E conta-giros, seria um luxo desnecessário.
- Os assentos são fixos, não reguláveis.
- O acabamento interno é todo de plástico e não há porta-trecos, nem tampa para esconder o porta-malas.
- O estepe não é um pneu reserva que pode ser usado no lugar do pneu normal. Ele é de qualidade inferior e dura apenas alguns quilômetros, teoricamente, o suficiente para chegar a um borracheiro.
- E o para-choque é feito de plástico, colado diretamente na carroceria.
A Tata, no entanto, só garante este preço para os primeiros 100 mil modelos vendidos, já que os custos da matéria prima estão mudando consideravelmente em função da crise. A empresa diz que o carro pode atingir a velocidade máxima de 105 km/h e rodar até 23,6 quilômetrso por litro. Além disso, a empresa diz que o motor emite menos dióxido de carbono que a maioria das motocilcetas.
A empresa espera conseguir vender cerca de um milhão de Nanos por ano só na Índia.
Eu queeeeeeeeeeeero!!! Adoraria ter um destes.
By: O Globo.
5 comentários: on "Os segredos do preço do Nano"
Eu também gostaria de ter um... mas como sou alta, o ford ka já é pequeno pra mim, imagina esse, coitada das minhas pernas. Beijos
Ah! tem mimo pra vc em meu blog.
Gostei. Isso é inovação com criatividade. Se chegar por aqui, será mais caro que um Pálio e portanto, seria um carrinho diferente, pequeno, sem luxo algum e tão caro quanto outras opções, melhores, para quem valoriza conforto. Mas ele é lindinho sim e eu também gostaria de ter um, especialmente pela economia. Bjs
Poderiam também ter se preocupado com o design...ôh carrinho feio! ;-D
Qual o preço? Não encontrei no texto...
Eu amei a furrequinha. Acho lindinho
Pode até ser considerado bonito mas eu não ponho a mão no fogo pelo Nano, tendo acesso a mais detalhes sobre o projeto não me transmite uma sensação de confiança quanto à durabilidade.
http://cripplerooster.blogspot.com/2009/05/grande-peleia-indiana-tata-nano-x-tuk.html
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Oiêee!
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