Mais do que um traço nos mapas escolares, um novo estado significa mais burocracia e gastos com câmaras estaduais, bombeiros, policiais, governadores, além de novos deputados e senadores. Apesar do custo para erguer uma nova estrutura, no Congresso há pelo menos 14 projetos que propõem a criação de novos estados. Se todos eles fossem aprovados, o país ganharia 14 novas unidades entre estados e territórios federais, passando a ter 41 no total.
...
...
Os parlamentares a favor das divisões argumentam que um estado menor poderia ser mais bem administrado e citam o exemplo de Tocantins, que pertencia a Goiás, e do Mato Grosso, que se dividiu gerando o Mato Grosso do Sul. Também afirmam que a população mais pobre seria mais bem assistida e o estado se desenvolveria mais do que se ficasse na dependência de um governo central muitas vezes distante do interior, como no caso do Pará ou do Amazonas.
Confira como seria o novo mapa do Brasil se os projetos fossem aprovados
Leiam a íntegra da reportagem depois digam o que acham.
Confira como seria o novo mapa do Brasil se os projetos fossem aprovados
Leiam a íntegra da reportagem depois digam o que acham.
3 comentários: on "Novo Mapa do Brasil?"
Tantos assuntos importantes para resolver! O tamanho atrapalha um pouco, é facto, mas não impede uma administração competente e comprometida.
Não aprovo. Há muito mais assuntos a serem vistos, antes de sair loteando o terrítório brasileiro. Claro que isso tem interesse financeiro para os caras. O brasil é grande demais sim, mas dividir mais vai gerar novos problemas e grana injetada, ou seja, grana desviada.
mais Estados, mais bocas livres, né?
bjs.
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.