Cirurgia polêmica contra depressão

Uma cirurgia polêmica vem chamando a atenção de especialistas e poderá, no futuro, ser mais uma opção para pessoas que não conseguem se livrar das crises de depressão profunda. Ela consiste na eletroestimulação cirúrgica de uma parte do cérebro e esta sendo testada por pesquisadores do centro médico da Universidade Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A experiência parece saída de um filme de terror, mas neurologistas garantem que a técnica é indolor. No procedimento, cirurgiões fazem dois pequenos furos no crânio do paciente, inserem pequenos eletrodos em uma região específica do cérebro e ajustam a voltagem de acordo com o caso. Os eletrodos funcionam com baterias minúsculas que são colocadas embaixo da pele na região peitoral e são controlados por controle remoto.

Segundo o neurologista Douglas Kondziolka e o psiquiatra Robert Howland, o objetivo do implante é regular a atividade dos neurônios no campo que controla a ansiedade e a tristeza, geralmente super ativos em pessoas deprimidas. Até o momento, o procedimento foi testado por 30 pacientes e o resultado da experiência deve ser divulgado em quatro meses.

Estima-se que existam 13 milhões de pessoas com depressão no Brasil e cerca de 120 milhões de depressivos em todo o mundo. Cerca de um quinto dos portadores do distúrbio tem sintomas difíceis de serem controlados apenas com medicamentos ou psicoterapia. Mulheres costumam ser mais atingidas pela doença do que os homens, numa proporção de três para um.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

4 comentários: on "Cirurgia polêmica contra depressão"

Marc Freitas disse...

Depressão é algo horrivel, em casos criticos, acho que vale tudo...

Gato Guga disse...

Ué, afinal, o que é a p. da depressão? Isso é coisa de cara fresco ou mulher que não gosta de espelho. A vida é fabulosa até na fome e portanto, nada a ver ficar down por algo perdido, especialmente uma maluca qualquer.
O ser humano precisa iniciar um processo de amor próprio de verdade e parar com essas frescuras que só enchem os bolsos dos psiquiatras, que são mais doidos que qualquer um pirado.

Newdelia disse...

Gatíssimo, sinto discordar de você. A depressão pode ser algo físico, passivo até de tratamento. É coisa séria. Já tive e é horrível. No entanto, me conhecendo como me conheço, corri para o médico. Não queria acreditar, mas também não vacilei.
Beijos

Mulher disse...

Amar a vida e usufruir de tudo que ela pode nos dar...ahhh...nada mais maravilhoso...rir à toa, cair, levantar...como é bom...lindo...para que não nasceu predisposto a depressão, não para para quem é depressivo.
Caríssimo Gato Guga! Não acredito que em plena era cyber, repleta de informações, você seja portador de tamanha ignorancia à respeito deste mal (a depressão) que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. O preconceito, vindo de pessoas como vc, priva muitas pessoas de procurar ajuda especializada. levando-as, muitas vezes, a cometer suicídio por não enxergar uma solução mais viável para suas vidas.
A própria Depressão não tem preconceito. Não escolhe idade, raça, cor, nem classe social.
CUIDADO! Voce pode ser a próxima vítima!

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails