Jardim Sensorial

imagem

No Brasil, o primeiro Jardim Sensorial nasceu há 30 anos e foi construído no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os jardins com essa função nas escolas municipais, estaduais, ONGs e em alguns jardins botânicos são menores e compactos, onde os sentidos são trabalhados no mesmo espaço.
Na Apae Uberlândia, inaugurado em julho de 2009, o projeto é pioneiro, pois os jardins foram construídos separadamente, ou seja, em cada área será trabalhado um órgão do sentido. São eles: jardim da visão, jardim do olfato, jardim do paladar, jardim do tato e jardim da visão. O projeto foi doado pelo arquiteto e paisagista Hélio Ferreira Vaz.

 

 

Os jardins e seus benefícios

A Apae Uberlândia atende hoje pessoas de três meses a 60 anos de idade e os jardins foram elaborados para atender esses alunos, pois cada programa oferecido pela associação possui atividades específicas para seu desenvolvimento. “O trabalho é magnífico, pois é democrático e tem como objetivo o desenvolvimento humano”, ressalta Ricardo Maurício.
Cada jardim possui composição particular.

Confira seus inúmeros benefícios:

Jardim Sensorial da Audição -  o apelo ao sonoro é preponderante, estimulando os diversos tipos de sons, inclusive da própria natureza. O local é propício para trabalhar com a música, com a sonorização e percepção auditiva. Um chafariz colocado no centro deste jardim proporciona a “volta à calma interior”, através do som da água, trazendo mais tranquilidade e harmonia ao ambiente.  Além disso, o jardim trabalha com a atenção e concentração, pois foi construída uma pista para corrida e marcha, onde o apito é um dos instrumentos sonoros a ser utilizado. Na varanda coberta  e nas árvores, os “mensageiros do vento”, através do som de sinos, também auxiliam na concentração, aumentam a tolerância e diminuem a ansiedade.

Jardim Sensorial do Olfato - foi construído diversos canteiros onde as plantas possuem um cheiro mais característico e peculiar, por exemplo, orégano, hortelã, manjericão, dentre outros. O diferencial é que os próprios alunos da oficina de jardinagemplantam as mudas e os demais alunos da instituição o visitam explorando e vivenciando através do cheiro, conteúdos internos auxiliando a aprendizagem de forma prazerosa.

Jardim Sensorial do Paladar - neste ambiente de mesas com tamboretes, existe a possibilidade de aproveitar a área de sombra, onde são desenvolvidas as aulas de culinária com a nutricionista da instituição, assim como um lanche coletivo, piqueniques e outras atividades relacionadas a alimentação e aos diferentes sabores dos alimentos.

Jardim Sensorial do Tato - foi planejado um espaço com mureta e passarela tátil, onde o aluno consegue sentir através da pele diferentes sensações, utilizando as mãos e sola dos pés. As plantas escolhidas para cada trecho desta área proporcionam a compreensão de conceitos pedagógicos, tais como: áspero, liso, grosso, fino, alto, baixo, dentre outros.
Jardim Sensorial da Visão - o apelo visual é mais forte, por isso é possível brincar com as cores das flores, dos bancos, dos peixes colocados no lago com nascente artificial, das plantas, entre outros. O espaço proporciona tranquilidade e o trabalha com conceitos pedagógicos, como as cores primárias, números,figuras geométricas, dentre outros. A percepção visual aliada a aulas extraclasse favorecerão o desenvolvimento dos alunos, além de ser um espaço para recreação e socialização.

Visitem o site: Apae de uberlândia

 

By: Correio de Uberlêndia


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Jardim Sensorial"

Nanael Soubaim disse...

Corrimões com texturas variadas fariam milagres.

Newdelia disse...

O trabalho feito lá é lindo de se ver. Pena que tem em tão poucos lugares ainda.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails