O que mais mudará em 2010

 

A dengue online

De acordo com o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, a dengue vai chegar na internet com tudo. No bom sentido. A campanha contra a dengue deve ganhar redes sociais, como Twitter e Orkut, para viralizar – sem trocadilho – os modos de combate e tratamento da doença. Além disso, notificações sobre novos casos e mortes deverão feitos pela web, em tempo real. Esse controle vai permitir ações mais rápidas do governo em caso de surto ou de surgimento de novos focos da doença.

A novela mais longa

Depois de 54 anos no ar, a novela americana “As the world turns” foi cancelada pela emissora CBS. O programa foi ao ar pela primeira vez em abril de 1956 e, desde então, se tornou um sucesso de audiência nos Estados Unidos – em 1993, a novela tinha média de 6,3 milhões de espectadores e era exibida em onze países. Em sua longa existência, a novela lançou dezenas de artistas ao estrelato, como Julianne Moore, Meg Ryan e até Whitney Houston. Além disso, “As the world turns” foi o último programa que foi exibido normalmente depois do assassinato do presidente John Kennedy, em 1963. Assim que a notícia foi dada, todas as emissoras da época se mantiveram em plantão por quatro dias, até retornarem à programação normal.

Abate rastreado no Pará

O Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes garantiu que, a partir de 2010, toda a atividade pecuária no Pará vai ser monitorada via satélite. O projeto tem como objetivo diminuir o desmatamento na Amazônia, uma vez que a criação e locomoção “artesanal” de gado afeta bastante a biodiversidade da região.
A ideia é instalar vias de trânsito eletrônicas para a passagem dos bois que são levados até o abate. Desse jeito, todo gado que for transportado pode ser localizado e monitorado por meio de uma guia eletrônica. Sem a guia, que mostra de onde o boi veio, o animal não pode ser levado ao frigorífico. De acordo com o ministro, cinco dos principais matadouros do Pará já concordaram com o projeto.

Eleições brasileiras

As eleições de 2010 estão cheias de novidades. Para começar, é a primeira vez desde a redemocratização do país, concluída em 1988, que Lula não constará nas cédulas eleitorais como candidato. Além disso, é a primeira eleição realizada desde que a web 2.0 se consolidou no Brasil. É por essas e outras que o Senado liberou oficialmente o uso de internet nas campanhas eleitorais deste ano – com restrições, é claro. As propagandas só estarão disponíveis para candidatos à presidência, mas campanhas gratuitas podem ser feitas em blogs, no Twitter e em outras redes sociais.
Além de tudo isso, os Tribunais Regionais Eleitorais estão liderando recadastramentos para as novas eleições. Tudo isso por conta das urnas biométricas, que lêem sua impressão digital na hora de votar e substituirão a assinatura do eleitor. A novidade já tinha chegado em 2008, quando foi testada em dois municípios. Em 2010, 51 cidades devem experimentar a novidade.

Peru terá banco de leite materno

Um projeto pra lá de bacana: em 2010, o Peru vai abrir seu primeiro banco de leite humano em Lima, capital do país. O banco é voltado principalmente para crianças prematuras e mulheres que tiveram gravidez de alto risco. O mais legal é que o Brasil e a Espanha, que já contam com bancos de leite materno, deram apoio financeiro e estrutural ao projeto. No Brasil, os bancos de leite chegaram em 1998, com a criação da Rede Brasileira de Bancos deLeite Humano, coordenada pelo Ministério da Saúde.

Recorde de calor

De acordo com o Instituto de Meteorologia do governo britânico, o mundo pode atingir níveis recordes de temperatura nesse ano que vai nascer. A previsão do Met Office é que o mundo pode ficar 0,6ºC mais quente do que o normal, por conta do fenômeno El Niño e das interferências do homem no meio ambiente. De acordo com o instituto, tudo vai depender da força que o El Niño terá no começo do ano.
A previsão gerou polêmica durante a Conferência Mundial sobre o Clima, a COP-15, em Copenhague, e levantou discussões. De acordo com a Fundação de Políticas para o Aquecimento Global, outra instituição britânica, novos debates sobre o clima devem ser estimulados ao longo do ano.

Trem-bala Rio-São Paulo

A data de início ainda está sendo discutida, mas é fato: em 2010, as obras do trem-bala que circulará entre São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro vão começar. A expectativa inicial era que a obra ficasse pronta para a Copa do Mundo de 2014, mas o governo federal já descartou essa possibilidade. O próprio governo deve bancar parte da construção do trem, de acordo com um documento liberado em outubro. Pelo menos há uma boa notícia: o Trem de Alta Velocidade (TAV) deve ficar pronto em 2015, com tempo de sobra para as Olimpíadas de 2016, que acontecem no Rio.

Acesso móvel à web

Quando a internet do seu celular estiver mais lenta que mula empacada, comemore: isso pode ser um sinal de avanço a curto prazo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem registrado falhas de transmissão de dados causadas por excesso de demanda de rede, inclusive em aparelhos 3G. Resumindo: é tanta gente usando internet pelo telefone que o sistema tem dado pau com mais freqüência.
De acordo com o Yankee Group, uma empresa de pesquisa e consultoria sobre tecnologia, o acesso à internet móvel no Brasil pode superar a rede fixa até o final do ano. Razões para isso não faltam: a internet oferecida por celular tem banda larga, é móvel e acessível.

 

Outras 13 mudanças já publicadas…

 

By: Super.abril


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "O que mais mudará em 2010"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails