Dormir uma sesta não apenas renova o cérebro como também melhora as habilidades mentais, afirma um estudo divulgado na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), celebrada no fim de semana em San Diego, Califórnia (EUA).
"O sono tem efeitos reparadores após um prolongado período de vigília, mas também aumenta as capacidades neurocognitivas em comparação com as que existiam antes de dormir", disse Matthew Walker, professor de psicologia da Universidade de Berkeley e coordenador do estudo.
A pesquisa examinou 39 adultos jovens divididos em dois grupos: um deles dormiu a sesta e outro não. Ao meio-dia, todos os participantes foram submetidos a exercícios mentais destinados principalmente a ativar o hipocampo, uma região do cérebro que ajuda a armazenar informações.
Os dois grupos tiveram rendimento similar. Às 14h00, o grupo selecionado para a sesta dormiu por 90 minutos, enquanto os outros permaneceram acordados. Mais tarde, às 18h00, todos os participantes do estudo foram submetidos novamente a uma série de exercícios mentais, nos quais deveriam memorizar informações.
Os que ficaram acordados o dia todo tiveram queda de rendimento na comparação com os exercícios anteriores. Já os participantes que tiraram um cochilo registraram um rendimento consideravelmente melhor e também melhoraram as habilidades. Os resultados apoiam a hipótese de que o sono é necessário para apagar a memória a curto prazo no cérebro e abrir espaço para novas informações, segundo Walker.
By: eBand.


















3 comentários: on "Sesta melhora desempenho intelectual"
"é nois". rss
não entendi qual a relação que pode haver entre o sono (ato de dormir o dia inteiro) com os meus parentes. Acaso passamos muito tempo dormindo?
Gostei do artigo, diva New, mas eu particularmente, apesar de ser um felino, não curto isso de dormir não, prefiro mesmo estar acordado sempre e atento a tudo e a vida.
Bjs.
Oiêee, sabia que iria gostar, Gatíssimo.
A sesta faz bem a quem tem necessidade e de fato, um bom cochilo revitaliza. A falta de sono pode deixar a gente até meio lelé... já passei por isso.
Beijocas
Eu sei. Eu já trabalhei com monitoramento de alarmes, cheguei a ficar setenta e duas horas seguidas sob o estresse das ocorrências, atendendo a chamados, mal tendo tempo para ir ao banheiro. O que me intriga é eles não terem iniciado com "Como a sabedoria popular já dizia...".
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.