Liga metálica superelástica

Uma liga metálica criada por japoneses bateu o recorde de elasticidade para esse tipo de material, atingindo uma combinação sem precedentes de flexibilidade e resistência.

O novo composto suporta deformações de até 15% em sua estrutura e depois é capaz de retomar à forma original. A invenção pode ganhar aplicações que vão desde prédios imunes a terremotos até aparatos médicos microscópicos.

Ainda sem nome comercial, o material foi criado por físicos da Universidade Tohoku, em Sendai, no Japão. Para fazer o composto, usaram como base o ferro e o misturaram com níquel, cobalto, alumínio e tântalo, produzindo uma estrutura cristalina complexa.

O material obtido é quase duas vezes mais flexível que o nitinol --liga metálica de titânio e níquel que é a mais elástica até agora--, além de ser um pouco mais forte.

As propriedades da nova liga, à qual os físicos se referem como tendo "memória de formato", estão descritos em estudo na revista "Science".

 

1008277

By: Folha SP.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Liga metálica superelástica"

Nanael Soubaim disse...

Fora que aumentará o conforto nos carros, se usado nos bancos e pneus. O melhor, porém, é que utiliza metais comuns e relativamente baratos.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails