Mesmo sendo muito difundido o uso de papel reciclável por empresas e escritórios, a maioria ainda utiliza o obtido da madeira. Para ajudar a poupar os milhões de árvores desmatadas anualmente para obter papel, a empresa Nature's Paper oferece uma alternativa: ela fabrica papel com a palha que sobra na colheita de trigo. As caixas em que o papel é comercializado também vêm da mesma fonte.
Quando o trigo é colhido, geralmente é utilizado apenas o seu grão para produtos como farinha e cereais. As cascas dos grãos e a palha são deixados para trás, quase sempre em decomposição. O que a companhia faz é coletar essas sobras e converter a palha em papel, que não é diferente de um papel A4 comum, como alternativa de sustentabilidade. As cascas dos grãos são utilizadas na produção de um biocombustível orgânico que dá energia para a fábrica e aquece os tanques de água que limpam o papel. O processo de clareamento usa apenas sal e oxigenização, sem usar cloro ou outros químicos.
A Nature's Paper é australiana e possui duas centrais, uma em Brisbane e outra em Melbourne. A empresa atua como fabricante, importadora e revendedora de papéis reciclados e gera 80% da própria energia que utiliza.
By: P.E.G.N.


















3 comentários: on "Papel de palha de trigo"
Aqui ainda se tem a mentalidade do "Quero tudo de primeira mão", como se fosse garantia de qualidade.
Boa idéia usar esse material, embora não seja totalmente desperdiçado ao se deixar no solo, pelo menos como cobertura morta contribui na adubação. Um amigo do meu falecido avô costuma usar material orgânico no quintal.
Meus avós usavam e aproveitavam todo e qualquer material orgâncio em sua fazenda. Isso não é novo. Apenas não demos valor, preferindo produtos industrializados. Coisa de americcano, claro.
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.