Uma proteína chamada Slit poderá diminuir as mortes causadas por infecções e queimaduras. Na maioria das vezes, as complicações ocorrem quando o organismo responde de modo exacerbado à agressão que sofreu. É o que acontece, por exemplo, na dengue hemorrágica, nos casos graves de influenza ou nos quadros de sepse: o dano causado pelos microrganismos perde importância para o mal produzido pelo descontrole do próprio sistema imunológico.
A proteína identificada pelos pesquisadores modula a reação das defesas naturais e garante que elas não serão nocivas aos tecidos. A substância controla a permeabilidade dos vasos, que costuma aumentar quando ocorre uma inflamação de todo o organismo. A princípio, a reação é benéfica, pois permite que as células de defesa saiam dos vasos e atinjam as áreas doentes. Mas, fora de controle, pode tornar-se perigosa e danificar células sadias.
O papel da proteína no sistema cardiovascular foi desvendado por Dean Li, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ele procurava fatores que orientam o crescimento de vasossanguíneos. Descobriu que a Slit não era um desses fatores, mas percebeu que ela tinha outro papel muito relevante: a capacidade de diminuir a permeabilidade dos vasos. [...]


















0 comentários: on "Proteína reduz infecção"
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.