“Mancha de plástico” pode virar ilha sustentável

recycledisland-post1

O homem destrói e, depois, precisa usar e abusar da criatividade para consertar seus estragos. Essa é a principal lição que podemos tirar do projeto Recycled Island, desenvolvido pelo escritório Whim Achitecture, que propõe utilizar todo o lixo plástico que hoje forma uma grande mancha no Oceano Pacífico para construir uma ilha sustentável, do tamanho do Hawaii.

E se você já achou ambicioso erguer uma ilha de cerca de 40 mil km², apenas, com resíduos plásticos, o Recycled Island vai além: o projeto tem a intenção de transformar a área em um verdadeiro lar para os refugiados climáticos, ou seja, para pessoas que forem “expulsas” de suas casas por conta de fenômenos provocados pelas mudanças climáticas.

Para esses, o Recycled Island oferecerá casa com vista para o mar (que também será construída com o plástico reciclado do Pacífico), locais de lazer e comércio e, ainda, trabalho garantido na agricultura da ilha, sobretudo de algas – que serão usadas como alimento, fertilizante e remédio pela população do local, além de ajudarem na absorção de CO2 da região e na produção de energia limpa.

Por enquanto, o projeto “mirabolante” do Whim Achitecture não passa de uma ideia, mas os arquitetos estão em busca de especialistas em oceanografia, química e engenharia para tornar a iniciativa real. Quem sabe um dia…

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "“Mancha de plástico” pode virar ilha sustentável"

Nanael Soubaim disse...

Seria mais interessante e útil aumentar a área de países com problemas de espaço, como o Japão.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails