Matéria prima muito usada em embalagens, o poliestireno expandido, ou o isopor, é considerado um resíduo problemático. Depois de usado, ele costuma ser descartado como lixo em todo o Brasil. Mas, com tecnologia, a reciclagem do isopor está se tornando um negócio lucrativo.
Em Joinville, SC, uma fábrica recicla 10% do isopor produzido no Brasil, em associação com cooperativas de catadores. Uma das opções de destino do isopor é a produção de molduras e acabamentos para a construção civil, promovida por uma empresa catarinense. E a tecnologia amplia os horizontes. No Rio de Janeiro, pesquisadores da UFRJ desenvolveram um processo que transforma o isopor, novamente, em matéria-prima para a indústria.
Saiba mais sobre o que pode ser produzido a partir da reciclagem do isopor no site da Termotécnica.
No site da Santa Luzia Molduras você encontra informações sobre os acabamentos feitos com isopor reciclado.
Clique aqui para conhecer a dissertação de mestrado de Caio Kawaoka Melo: "Reciclagem de materiais poliméricos por incorporação in situ na polimerização em suspensão do estireno".
By: Globo News



















1 comentários: on "Reciclagem de Isopor"
Eu sabia! Sabia que alguém com recursos ainda encontraria meios econômicos de reciclar o poliestireno expandido. Dependendo dos aditivos utilizados, aquilo pode se tornar até mesmo à prova de fogo, é possível construir casas, móveis, peças de carroceria e estofamento, barcos e até aeronaves (realmente) leves com o devido projecto. Já idealizei um ônibus desse material, há uns quinze ou vinte anos.
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.