Em Milão uso de carros tem dia pré-fixado

ecomilao1

Para conter a poluição atmosférica, a prefeitura de Milão criou um projeto que determina em datas pré-fixadas, a proibição do uso de veículos particulares durante um dia inteiro, "il blocco delle macchine (o bloqueio dos carros)". Nos domingos escolhidos, de 10 às 18, somente veículos de serviços e do governo, táxis e ônibus podem circular pela cidade. Também é aberta uma exceção para os veículos não poluentes, como os carros elétricos.
A medida é tomada quando a emissão dos gases poluentes supera a quantidade limite por dias consecutivos. O monitoramento é feito pela Agência Regional pela Proteção do Meio Ambiente (ARPA), da região Lombardia, que só em fevereiro deste ano registrou um aumento da poluição durante 24 dias seguidos.
A decisão do governo não agrada muito os proprietários de carros milaneses, que são preocupados com a preservação do meio ambiente, mas que não são simpáticos a idéia de usar os meios de transportes púbicos, que segundo a maioria, são insatisfatórios.

 

ecomilao3

O metrô de Milão possui 3 linhas, com intervalo entre um carro e outro de 2 a 5 minutos, que chegam em boa parte da cidade e em alguns municípios vizinhos. Uma outra opção é o "passante da linha azul", são trens intermunicipais que passam por Milão e transportam passageiros de um bairro ao outro. Além dos tradicionais ônibus, a frota do serviço de transporte público integrado milanês, conta com os charmosos e antigos trens elétricos, que circulam pelas ruas. Cada bilhete custa 1 euro, cerca de 2,50 reais e pode ser usado durante 1 hora e 15 minutos.
O bloqueio dos carros não é a primeira medida da prefeitura de Milão para combater a poluição do ar, em 2008, foi criado o  Ecopass - um pedágio urbano, somente os  motoristas que pagam a taxa podem circular na zona central da cidade.  Os italianos também são incentivados a trocar os automóveis pelos meios de transporte públicos ou pelas bicicletas, que estão espalhadas por toda cidade e podem ser alugadas por dia, mês ou ano.
Para quem pensa em visitar a cidade, sem dúvida nenhuma, a melhor opção são os meios de transportes públicos, porém uma dica, os bilhetes não são vendidos dentro dos trens elétricos e nem dos ônibus, é preciso compra-los em bancas de jornais, tabacarias ou em bares. Se um passageiro é pego dentro de um ônibus sem bilhete, deve pagar uma multa de quase trinta e cinco euros.

 

By: Blo do Sidney


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Em Milão uso de carros tem dia pré-fixado"

Nanael Soubaim disse...

Se o transporte público for decente, a poulação não esita em deixar o carro descansando em casa para só utulizá-lo quando precisar de mais mobilidade ou transportar as compras... Quantas crises teriam sido evitadas com isso!

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails