Mosaicos feitos com resíduos de madeira

0,,40241843,00

Pedaços de madeira que iriam para o lixo. Essa é a principal matéria-prima da Oca Brasil, fabricante de revestimentos de paredes que, em menos de três anos de fundação, passou de cinco para 85 funcionários, inaugurou uma nova fábrica, aumentou a capacidade de produção mensal de 100m2 para 3.500 m2 e começou a exportar para a Europa.

A empresa, com showroom em São Paulo e fábrica em Salvador, foi criada em 2007 quando os sócios perceberam a oportunidade de utilizar resíduos da madeira teca até então desprezados pelas madeireiras. “Quando começamos a empresa, não havia dificuldade em encontrar o material. Nossa maior preocupação era ter certeza que toda madeira era certificada e fruto de reflorestamento”, afirma Laura Ahrons, sócia e diretora comercial da companhia.

Hoje, a história é outra. Empresas de outros ramos, como o moveleiro, começaram a aproveitar os retalhos para outros usos. O resultado foi uma inflação de 40% no preço e a escassez do produto no mercado. Há meses em que os sócios Laura e Eunápio Sturaro não encontram resíduos de teca para comprar.

A solução foi começar a comprar a madeira virgem. Apesar de o preço das toras ultrapassar em 100% o preço dos retalhos, a operação continua valendo a pena. A demanda pelos mosaicos criados pela Oca Brasil cresceu muito. Somente no ano passado, o volume vendido subiu mais de 100%. O aumento da demanda decorre pelo maior número de lojas vendendo o produto e pela aceitação do produto por decoradores, arquitetos e consumidores, segundo a empresária.

Aqui tem mais…


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Mosaicos feitos com resíduos de madeira"

Nanael Soubaim disse...

Esse revestimento em uma sala de estar, com luz direcionada e uma boa poltrona, é garantia de reclusão pelo dia inteiro.

Newdelia disse...

Também adorei, meu amigo. Lindo e de bom gosto.
Bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails