As 10 mancadas no Twitter

Aquele velho ditado vale: quem fala o que quer, ouve o que não quer.

marcelo-tas

Marcelo Tas participou do info@trends apresentando “10 coisas que deram errado no Twitter”. A palestra, embora despojada, deu informações valiosas sobre as mudanças que as mídias sociais vem imprimindo na comunicação.

O jornalista afirmou que hoje “não é um que fala para todos, mas todos que falam para um”. “Estamos vivendo uma reversão radical na maneira como a gente se comunica”, sentencia Tas.

Para a palestra, Tas relatou dez gafes no Twitter que ganharam visibilidade, principalmente no Brasil. Os casos foram selecionados pela equipe da INFO.

10ª – Po***, Twix!
Pelo Twitter, a marca de chocolates prometeu uma chuva do doce na Av. Paulista. O sucesso foi maior que o esperado e a ação publicitária foi restrita, frustrando boa parte dos participantes. Uma prova de que as redes já “atingem um público significativo”, afirma Tas.

9ª – A “sena” da Sasha
Um tweet da filha da artista Xuxa causou comoção por conta de um erro ortográfico. Logo depois a “rainha dos baixinhos” cancelou sua conta no serviço, mostrando, segundo Tas, que “o pessoal da TV não sabe ouvir”.

8ª – O Fake do Defederico
O jogador de futebol Matías Defederico teve um perfil fake criado no microblog e, por meio do serviço, deu declarações e até mesmo entrevistas para a imprensa. Algo que o apresentador do CQC conhece bem, pois foi “vítima de fake”.

7ª – Mercadante irrevogável
No Twitter a máxima “pense antes de falar” faz mais sentido para Tas. O jornalista lembrou de Aloizio Mercadante que, envolto numa crise política, prometeu renunciar o cargo de presidência do PT de maneira irrevogável. Depois, também pelo Twitter, voltou atrás na decisão. No Twitter “é preciso pensar antes de falar”

6ª – Salvador é um favelão
“Se beber não tuíte”, recomendou Tas. Não que o publicitário Nizan Guanaes tivesse bebido, como frisou o jornalista, mas seus tweets criticando a cidade de Salvador e o cantor Bell, do Chiclete com Banana, lhe conferiram duas ações judiciais.

5ª – Não sou paraplégica
Tas mencionou outro sintoma das mudanças na comunicação. Nesse caso, “a patrulha do politicamente correto”. Por conta de um tweet em que afirmava não gostar de sentar na primeira fila do avião, pois todos “te olham como se fosse paraplégica”, a atriz Tahila Ayala foi alvo de críticas por diversos grupos e pessoas.

4ª O Haiti pode esperar
Outra vítima do politicamente correto, segundo Tas. Quando do terremoto no Haiti, a cantora Sandy disse, pelo Twitter, que o país podia “esperar ajuda”, uma vez que em terras brasileiras as coisas não iam tão bem.

3ª – Carro Rosa da Fiat
Indagado sobre um modelo de carro na cor rosa, o perfil da empresa Fiat tuitou que não o fabricava por ser “cor de são paulino”. Tas lembrou que torcedores do time se sentiram ofendidos e a montadora ficou difamada entre possíveis consumidores.

2ª – “Chupa bambizada”
Um caso em que a conta do Twitter pessoal vai “no cartão da empresa”, disse Tas. Alex Glikas, funcionário da Locaweb, ofendeu a torcida do São Paulo pelo seu Twitter. Se a empresa não patrocinasse a equipe, não haveria maiores problemas para aquele que viria a ser, dali a alguns dias, ex-funcionário.

1ª – Cala a boca, Galvão!
O caso mais recente e provavelmente aquele com maior visibilidade no Twitter. Nos últimos dias a hashtag #CALABOCAGALVAO foi a mais tuitada no mundo, marcando um “telespectador que ficou décadas sem poder falar isso”, disse Tas. Fora do Brasil, a expressão foi tida como fundação para pássaros, novo single da cantora Lady Gaga e até remédio de homeopatia silentus galvanus.

Para Tas, é curioso ver “o interesse da mídia mundial e a rapidez com que isso se propagou”. O caso permitiu até avaliar a credibilidade dos veículos de imprensa. O tuiteiro mencionou o El País, que descobriu o que realmente era o #CALABOCAGALVAO.

Algo que deu certo
Evitando falar só do que deu errado, Tas fechou a apresentação falando de outro caso recente: a reclamação de Jimmy Wales pelo Twitter, afirmando que só tinha “24 amigos no orkut”. O criador da Wikipédia postou a mensagem na semana passada e em pouco tempo aumentou sua lista de contatos no serviço. Tas contribui para o aumento: “Um ídolo meu reclamando que só tem 24 amigos, pessoal, vamos ajudar!”

By: Info.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "As 10 mancadas no Twitter"

Nanael Soubaim disse...

As recomendações acima valem para toda e qualquer situação, né, Professor Tibúrcio!

Rike disse...

Olá, New!
Realmente, muitas vezes o poder da net foi subestimado, causando uma certa dor de cabeça pra uns, e apredizado (e boas risadas também) pra outros!
Bjs!
Rike.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails