Atenção: cuidado com o consumo do sal

flor-de-sal-75-153

Desde o começo deste mês de junho, entraram em vigor as novas diretrizes das sociedades brasileiras de cardiologia, nefrologia e hipertensão sobre o consumo do sal. Antes o consumo recomendado pelos especialistas era de 6 gramas, mas esse número foi reduzido, este ano, para 5 gramas – com 2 gramas de sódio.

Segundo o médico Guilherme Furtado,  “A população brasileira come muito sal, em média com 10 gramas por dia. O sódio é que é o problema. O sal é importante desde que consumido na medida”, disse o médico.

No vídeo abaixo o médico mostrou alimentos que contêm muito sódio, como é o caso do catchup. “Uma colher de sopa tem 140mg de sódio. Quando você junta isso com um pão e salsicha, já ultrapassa o valor recomendado”, explicou.

O médico falou ainda que um grande vilão dos temperos é o molho shoyu. “Cada 100ml tem 5 gramas de sal. Por isso é importante a pessoa consumir o shoyu light, que tem menos sódio”, recomendou.

Guilherme explicou ainda que é preciso tomar cuidado com os produtos sem açúcar. “Produtos diets têm maior concentração de sódio” , falou o médico.


Quantidade de sódio nos seguintes alimentos:

Azeitona verde (cerca de 30 g) 925 mg
Picles (cerca de 30 g) 440 mg
Biscoito salgado (cerca 30 g) 475 mg
Bacon (03 fatias grelhado) 300 mg
Batata frita (cerca de 30g) 135 mg
Salame (cerca de 50 g) 575 mg
Presunto magro (cerca de 50 g) 700 mg

 

Leiam a matéria publicada no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão:

Lideranças da saúde pública do mundo se reuniram em Genebra, na semana passada, por ocasião da Assembléia Mundial da Saúde, na sede da Organização Mundial da Saúde, para definir novos limites à publicidade de alimentos não saudáveis para as crianças. O apelo faz parte de um uma série de recursos para parar a epidemia global de doenças não transmissíveis.

Os líderes da Saúde manifestaram preocupação com as crescentes taxas de sobrepeso e obesidade, entre os fatores de risco mais importante para as doenças não transmissíveis, como diabetes, doenças cardíacas e câncer, e sua relação com o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal.

“A preocupação da Sociedade Brasileira de Hipertensão é grande, uma vez que a hipertensão está entre os fatores de risco mais prevalentes e tem surgido cada vez mais cedo nas crianças”, comenta Fernando Nobre, presidente da entidade.

Na resolução, a Assembléia observou que cerca de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão com sobrepeso ou obesos, e mais de 80% dessas crianças vivem em países em desenvolvimento. A resolução é um incentivo para que os governos, sociedade civil e parceiros do sector privado a trabalhar em conjunto para reduzir o efeito negativo para as crianças sobre a publicidade de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal.

Vários estudos indicam que a publicidade de alimentos para crianças é generalizado em todo o mundo e na maioria dos casos, eles são alimentos ricos em gordura, açúcar ou sal. Alguns países já optaram por políticas e legislação para limitar esse tipo de publicidade e empresas de alimentos do setor privado adotaram medidas voluntárias para reduzir a publicidade.

A Assembléia Mundial de Saúde registrou, no entanto, que os governos estão melhor posicionados para promover os objetivos da saúde da população e chamou os Estados Membros a adoção de um plano global para restringir a publicidade de alimentos não saudáveis. A Assembléia também afirmou que os países devem proibir a publicidade desses alimentos em creches, escolas e postos de saúde da família e da criança;

Entre as recomendações específicas feitas pela Assembléia estão claramente definidas as políticas que os diferentes grupos etários, os locais, horários e tipos de alimentos para que a publicidade para crianças deva ser limitada; políticas que visem publicidade nacional e internacional e as disposições estabelecerem mecanismos de acompanhamento e avaliação para que ele possa medir o impacto de novas políticas sobre o consumo de alimentos pouco saudáveis.

 

Importantíssimo: Sociedade Brasileira de Hipertensão faz campanha de combate à doença que atinge 30% dos brasileiros.

 

Entrem no site e leiam mais matérias importantes sobre os cuidados com a hipertensão.

 

By: My Blog Health.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Atenção: cuidado com o consumo do sal"

Nanael Soubaim disse...

Esta tabelinha é muito boa. As pessoas não fazem idéia de que até mesmo em doces a indústria coloca sal, para aumentar a conservação.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails