Planos de Saúde: mudanças e dúvidas

As empresas de planos de saúde terão de se adaptar as mudanças anunciadas pela Agência Nacional de Saúde. A primeira alteração é que os planos de saúde deverão cobrir as imagens para detecção precoce de tumores e metástases quando houver suspeita de câncer no tórax e mediastino. Outra mudança é que foi incluso nos tipos de cirurgia os transplantes de medula óssea e mais 25 tipos de cirurgias por vídeo e endoscopias. O número de consultas psicológicas que hoje se limita a 12 por ano, deve dobrar.

As mudanças chegaram também aos planos odontológicos. Agora, os planos deverão oferecer dois tipos de próteses, bloco e coroa. O número de consultas psicológicas que hoje se limita a 12 por ano, deve dobrar.

As empresas terão o prazo de quatro meses para se adequarem as novas normas.

 

Os planos de saúde deverão incluir cerca de 70 novos procedimentos médicos e odontológicos a partir de 7 de junho de 2010, segundo determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicada nesta terça-feira no "Diário Oficial da União". Entre os procedimentos inclusos está o transplante de medula óssea.

A nova norma atualiza os procedimentos inclusos na cobertura mínima obrigatória oferecida pelas operadoras de planos de saúde a todos aqueles que possuem contratos celebrados a partir de 2 de janeiro de 1999 --data em que entrou em vigor a lei de regulamentação do setor de saúde suplementar.

Além do transplante de medula óssea, também passam a estar inclusos nos planos básicos o exame Pet-Scan --usado para diagnosticar câncer--, implante de marca passo multissítio, oxigenoterapia hiperbárica e mais de 20 tipos de cirurgias torácicas por vídeo.

Ao todo, cerca de 44 milhões de pessoas, que adquiriram planos de saúde a partir de janeiro de 1999, serão beneficiados pelas mudanças da cobertura dos planos. Segundo a ANS, em todo o país, existem mais de 54 milhões de pessoas com planos de saúde, sendo cerca de 1.500 operadoras de planos em atividade.

Além da inclusão de cerca de 70 procedimentos médicos nos planos, também passam a valer em junho outras normas como a cobertura pelos planos coletivos aos acidentes de trabalho e aos procedimentos de saúde ocupacional.

Outra mudança é o fim da limitação de 180 dias de atendimento em hospital-dia para pacientes com necessidade de acompanhamento da saúde mental. De acordo com a ANS, a medida visa substituir as internações psiquiátricas. 

 
 

 

Lista completa de inclusões médico-hospitalares
Lista completa de inclusões odontológicas
Resolução publicada hoje no "Diário Oficial"
ANS descarta impacto em reajuste após mudanças

 

By: Globo, Ribeirão Online, Folha.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Planos de Saúde: mudanças e dúvidas"

Nanael Soubaim disse...

Beleza, agora vamos estender tudo isso ao serviço de saúde pública.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails