Tirando o Delay da TV

delayVA

Nesta Copa, tem muita gente gritando gol com vários segundos de atraso. Tudo por causa do malfadado delay -atraso na transmissão-, que afeta os sistemas de TV por assinatura e TV digital. Mais do que desagradável, ele pode ser terrível (se o Brasil entrar numa disputa de pênaltis, por exemplo, quem estiver assistindo com delay saberá se a bola entrou ou não pelos gritos dos vizinhos – quando vir o lance com os próprios olhos, na TV, ele já será passado).

O delay existe porque o sinal digital é comprimido. Sabe quando você recebe um arquivo ZIP, no seu computador, e precisa descompactá-lo antes de abrir? Demora um pouquinho, não? Com a TV digital é a mesma coisa, só que pior – porque o receptor tem que descompactar 30 imagens por segundo antes de jogá-las na tela da sua TV, o que não é fácil (nas transmissões em alta definição, cada uma dessas imagens chega a ter 2 megapixels). É esse processo, mais algumas manipulações feitas no sinal durante a transmissão, que deixa a TV digital com delay de 3 a 5 segundos em relação à analógica. E isso, numa Copa do Mundo, é mortal. Até o atacante Ronaldo, que está vendo os jogos do sofá, fez uma reclamação via twitter.

Calma, que isso tem solução.

1. Vá até a parte de trás da sua TV.

2. Está vendo esse cabo branco, que vem da rua e está ligado na caixinha da Net? Desligue-o e conecte diretamente à televisão, na entrada “antena” ou “RF”.

3. Entre no menu de configuração da tv (leia o manual) e mude o sistema de recepção para “TV” ou “CATV”.

Pronto! Sua TV digital voltou a receber sinais pelo sistema analógico. Agora é só digitar o número do canal analógico, que -em São Paulo- é 5 ou 18 para a Globo e 13 ou 22 para a Band. Esse procedimento pode piorar um pouco a qualidade de imagem -especialmente nas TVs de LCD-, mas acaba de uma vez por todas com o delay. Meio ludita, mas resolve.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

4 comentários: on "Tirando o Delay da TV"

Nanael Soubaim disse...

Pelo preço que cobram pela tevê, deveriam oferecer um processador potente o suficiente. Para ver imagem analógica eu fico com as tevês antigas.

Gato Guga disse...

É vero. Este é um probleminha que convivemos faz tempo. Não sabia que o delay afetava a tv digital também. Verei isso.

Loira, sorry I lost your address and I need to send you something. Can send by email, please.

Newdelia disse...

E não é que funciona? rsrsrs...
Beijocas.

Newdelia disse...

Gatíssimo, já enviei o email prá ti.
Beijocas

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails