Top 500: os computadores mais potentes do mundo

O projeto Top 500, que desde 1993 elabora um ranking com os computadores mais potentes do mundo, divulgou ontem sua nova lista durante a Conferência Internacional de Supercomputação 2010, em Hamburgo, na Alemanha.

Os Estados Unidos encabeçam o ranking com o Jaguar. Instalado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, o equipamento conta com 224 mil núcleos e “potência” de 6.950. Em segundo lugar aparece a China. Seu sistema, chamado Nebulae, tem 120 mil núcleos. Equipamentos alemães e ingleses ocupam a quarta e a quinta colocação respectivamente. 

O Brasil aparece na lista uma única vez. Instalado no Núcleo de Atendimento em Computação de Alto Desempenho (NACAD), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Galileu ocupa a 86º posição. O supercomutador é composto de servidores Sun Blade x6048, com processador Xeon X5560 e 6.464 núcleos. Sua "potência", de acordo com a métrica do site, foi estimada em 430.

No site da BBC é possível visualizar um infográfico interativo, que informa a posição do computador, sua velocidade e local onde está instalado.

Dos dez primeiros lugares, sete são dos EUA, dois da China e um da Alemanha. Mais da metade dos sistemas (282) estão nos EUA. O Reino Unido tem 38, enquanto a França conta com 27.

Em termos de fabricantes, a IBM lidera o ranking, com 196 sistemas, seguida de perto pela HP, com 186 máquinas. A Cray vem em terceiro, com 21 máquinas instaladas.

 

By: Info.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Top 500: os computadores mais potentes do mundo"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails