Carro elétrico nacional

carro-eletrico-qual-a-melhor-bateria As medidas de incentivo para a produção do carro elétrico nacional devem ser discutidas amanhã (27) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião que tratará da inovação tecnológica no setor automobilístico, disse hoje (26) o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Ontem (25), na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Rezende autorizou a abertura de editais no valor de R$ 500 milhões para financiar pesquisas dentro de empresas. Parte dele, de acordo com o ministério, poderá ser destinada para o desenvolvimento do carro elétrico. Em maio, o Ministério da Fazenda chegou a anunciar a divulgação de uma política para o carro elétrico, mas cancelou na última hora.

Em palestra hoje na SBPC, o ministro Sérgio Rezende destacou o aumento da produção científica no país que, segundo ele, tem crescido três vezes mais que a média nacional. Ele afirmou que uma das metas da pasta é aumentar para 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) o percentual de investimento em ciência e tecnologia. Atualmente, o governo destina 1% do PIB vão para o setor.

Existe uma forte correlação entre o desenvolvimento de um país com a quantidade de investimento em ciência, tecnologia e inovação. Pensando no crescimento da economia brasileira, a meta do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) é de que, em 2022, cerca de 2,5% do PIB sejam investidos em pesquisa e inovação.

Hoje (26), o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, mostrou os números que comprovam que o crescimento do setor de ciência e tecnologia acompanha o ritmo da economia do país. “Na primeira década do século 21 o orçamento do [Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] (FNDCT) saltou de R$ 2,2 milhões para R$ 3,1 bilhões. Além disso, o crescimento da produção científica no Brasil é três vezes maior que a média mundial”, disse Rezende.

 

By: Info
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2 comentários: on "Carro elétrico nacional"

Nanael Soubaim disse...

Ah, claro, depois de verem Agrale, Weg, Marcopolo, Usp, Itaipu, várias empresas isoladas e vários particulares tirando do próprio bolso e fazendo bem feito, decidiram tomar semancol. Resta saber quanto desse recurso a burocracia vai comer, e se gente que entende realmente do assunto vai tomar conta dele.

New disse...

Mesmo assim, ainda corre o risco de ficar tudo na gaveta... de novo!
bjs

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