Leis estúrdias nos Estados Unidos

 

eua

 

Os turistas e moradores do município de Sullivan’s Island, na Carolina do Sul, Estados Unidos, que caminharem pelas ruas cantarolando ou assobiando podem tomar uma multa de até 500 dólares (quase R$ 900). A Câmara Municipal aprovou inicialmente uma lei que torna ilegal “qualquer pessoa que grita, buzina, apita ou canta em vias públicas” e analisa o projeto novamente, após passar por alterações.

A nova proposta da lei diz que as restrições devem ser aplicadas "especialmente entre as 23h e 7h”, mas também "a qualquer hora ou local caso incomode ou perturbe a calma, conforto ou descanso" dos moradores da cidade.

O município de Sullivan’s Island não é o único que considera cantoria e assobio um incômodo nos Estados Unidos. Chuck Thompson, conselheiro geral e diretor-executivo da Associação Internacional dos Advogados Municipais, diz que muitas cidades no país regulamentam ruídos com base em níveis de decibéis ou restringem sons específicos, como cães latindo, por exemplo. As cidades de Richton Park, em Illinois, Florence, no Kentucky, e La Mirada, na Califórnia, estão entre as que proíbem assobios ou cantorias.

Sullivans Island copiou a ideia da lei de um decreto da cidade de North Charleston, publicado em 1972. Richard Lingenfelter, vice-procurador de North Charleston, disse que não se recorda de nenhuma prisão desde que a lei foi instituída.

Em Sullivan’s Island a maioria dos restaurantes fica em um bairro residencial, onde os moradores gostam de dormir antes da meia-noite e, quando o tempo está ameno, deixam as janelas abertas.

Jimmy Coste, gerente de um bar da cidade, diz que o barulho feito pelas pessoas nem é tão ruim assim. "De vez em quando tem alguém que sai fazendo mais barulho. Isso vai acontecer em qualquer local que tenha bares", disse. A maioria dos restaurantes utiliza cartazes lembrando os clientes que não se deve fazer barulho.

A cidade, que fica ao norte do porto de Charleston, tem uma população de cerca de 2.000 pessoas, mas recebe mais de 3.000 turistas durante o verão.

A propósito, vale a citação de outras leis bizarras que vigem nos Estados Unidos da América.

* Em Miami (Flórida), é proibido imitar sons de animais;
* No estado de Illinois, todo veículo deve ser dirigido com o uso do volante;
* No Kansas, é proibido montar em búfalos nas ruas;
* Já no Wyoming, é proibido tirar fotos de coelhos, entre janeiro e abril, sem uma licença especial;
* Na cidade de Pacific Grove (Califórnia), pessoas que molestarem ou ameaçarem borboletas podem levar multas de até 500 dólares;
* Em Nova Orleans (Louisiana), é ilegal amarrar um jacaré a um hidrante;
* No Estado da Virginia, é proibido fazer cócegas em mulheres; e
* Na cidade de Chico (Califórnia), pessoas que explodirem uma bomba nuclear em seu território podem levar multa de 500dólares. (Com informações do Uol).


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Leis estúrdias nos Estados Unidos"

Nanael Soubaim disse...

Levando em conta que a cidade deixaria de existir, o valor da multa compensa o risco. Mas me diga, agora os cães terão que aprender a linguagem de sinais para se comunicarem? Sugiro então uma lei federal: Beber antes de conceber um projecto de lei implica em perda automática do mandato.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails