"A Lista Podre" dos alimentos


Há segredos guardados a sete-chaves pela indústria alimentícia que, uma vez revelados, podem pôr muitos consumidores para correr. O site Eat This, Not That descobriu "a lista podre" da fabricação de alguns alimentos, como uma quantidade exagerada de gordura saturada em milk shakes, a presença de hormônio que pode causar câncer em laticínios, os produtos químicos dos refrigerantes diets que podem fazer você engordar e muitas outras enganações.

Vejam só:

1) Milk Shakes: A indústria não quer que você saiba a quantidade de ingredientes que é usada para dar a consistência dos deliciosos milk shakes de lanchonetes e redes fast-food. Alguns exigem mais de 50 ingredientes, o que aumenta muito o número de calorias e a quantidade de gordura saturada ingerida.

2) O hormônio rbST, também conhecido como rBHG, hormônio transgênico de crescimento bovino, está ligado a casos de câncer, e é injetado em vacas para aumentar em de 10% a 25% a produção de leite. O resultado é que os leites em caixinhas acabam apresentando, como resultado do hormônio, uma grande concentração Fator de Crescimento da Insulina - 1 (IGF-1), que pode ter efeitos benéficos para a saúde, mas, em grande concentração, aumenta o risco de vários tipos de câncer, como o de mama, de próstata e o colorretal. Há estudos que desmentem essa relação, mas já existem nos Estados Unidos grandes redes de supermercado investido no leite sem hormônios.

3) A indústria de refrigerantes diet não quer que você saiba que os adoçantes artificiais podem fazer você engordar. É aqui entra o paradoxo: os refrigerantes podem ter mesmo zero de calorias, mas podem aumentar o seu apetite e levar ao superconsumo de alimentos. Uma das teorias que critica os refrigerantes zero é que ao dar ao corpo uma injeção de açúcar sem calorias, ele reage buscando outras fontes de energia.

4) As garrafinhas prontas de café com leite que estão se tonando populares aqui no Brasil são altamente calóricas. Mesmo as com leite desnatado. Elas têm cerca de 10% da energia que você precisa consumir o dia inteiro. Há algumas que contêm 500 calorias!

5) As águas enriquecidas com vitaminas ou minerais têm mais açúcar que uma barrinha de chocolate. A indústria defende que os 32,5 gramas de açúcar presentes em cada garrafinha vão melhorar sua saúde porque esta quantidade é insignificante (não é!) e a enxurrada de vitaminas faz um bem enorme (isso ainda está em debate!). Se a sua dieta já for remotamente próxima de algo saudável, esta quantidade de vitaminas já estará sendo ingerida.

6) A indústria da cerveja e dos refrigerantes não quer que você saiba que as latas de alumínio são envoltas num plástico tóxico, o Bisfenol A. Estudos mostram que o Bisfenol A causa desequilíbrios hormonais e estaria ligado a casos de câncer.

7) Sucos em caixa: Nunca acredite naqueles que se dizem 100% sucos, graças a uma falha no controle da FDA (Food and Drug Administration, agência americana que regula alimentos e remédios), que não é rígida com os rótulos desse tipo de produto. Aquela bebida que você imagina ser 100% laranja, manga ou goiaba pode não passar de uma mistura de um monte de sacarose com a cor da fruta com a qual você sonhava consumir.





Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

4 comentários: on ""A Lista Podre" dos alimentos"

Lilly Rose disse...

Boa Noite New !!!

Teus comentários tão bem colocados no Blog de Nanael, e confesso-te, tua simpática Joaninha trouxeram-me cá p/ visitar teu Blog.

Conheço muito desta lista podre que citas, pois trabalhei no Ensino Regular e Médio anos atrás. E muito debatia com meus alunos sobre os Aditivos Químicos, as regras da ANVISA, DIMED etc....e a importância do Brasileiro habituar-se a ler, interpretar e a questionar os rótulos dos alimentos industrializados.

Um assunto polêmico por certo, e que ainda muito transtorno trará, pois envolve o confronto entre a Saúde do Cidadão e os os interesses econômicos dos Fabricantes de alimentos industrializados...

New, gostei por demais de teu espaço e convido-te qdo assim puderes ou quizeres, conhecer meus Blogs:

Click das Fadas (http://clickdasfadas.blogspot.com) e Lilly's Wonderland Videos (http://mylandsvideo.blogspot.com)

Abençoada Semana e Aromas de Rosas p/ Ti ....

Lilly Rose

Nanael Soubaim disse...

Eu não como em lanchonetes de fast-fat.

Newdelia disse...

Nanael, eu até como, mas posso contar as vezes ao ano. Já pizza, que tb é, eu adoooooro!
Bjs

Newdelia disse...

Lilly Rose, obrigada pelo carinho.
Estive em seu blog e amei o seu pedaçinho.
Voltarei mais vezes.
Não deixei comentário no dia, mas volto em breve.
Beijos e obrigada pela visita e de agora em diante, conto com sua presença sempre por aqui.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails