O ovo ou a galinha?

Cientistas britânicos anunciaram ter esclarecido um dos grandes dilemas da humanidade. Afinal, quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

img_ovo_galinha

Não há um que não tenha ouvido essa pergunta. Há muitos que deram a mesma resposta.

"Não sei", sempre dizem. É uma questão que intriga a todos. E a prova de quem surgiu primeiro só pode vir da ciência. Há tempos, é verdade, os cientistas tentam encontrar a tal resposta. Charles Darwin e seus discípulos dizem que ocorreu um processo evolutivo, do qual seres vivos que nasceram em ovos se transformaram em aves, entre eles, a galinha.

Mas, agora, os pesquisadores de duas universidades inglesas - a Warwick e a Sheffield - dizem que a galinha veio antes do ovo.

Com a ajuda de um supercomputador, eles conseguiram mostrar como uma proteína da galinha, a ovocleidina-17, quando unida a outro elemento, o carbonato de cálcio, dá origem a um núcleo de pequenos cristais.

Esses cristais podem seguir crescendo por conta própria, formando, de um dia para o outro, a casca de um ovo. O grande feito dos cientistas foi ter criado simulações de um processo que só ocorre dentro do organismo da ave - e aí, segundo eles, está a prova de que a galinha veio primeiro.

Entender como as galinhas produzem os ovos, além de responder a tal intrigante pergunta, pode dar pistas para o desenvolvimento de novos materiais rígidos e resistentes, dizem os cientistas. Mas faltou eles acabarem todas as dúvidas. E mostrar como, então, apareceu a primeira galinha.

 

By: G1.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "O ovo ou a galinha?"

Nanael Soubaim disse...

O que apareceu primeiro foi o ovo da ancestral da galinha, que é uma espécie relativamente recente. Tem gente que gasta fortunas com pós-doutorado em genética e não gasta cem reais com um professor de interpretação de textos.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails