Site desafia ‘ficha limpa’

O site que desafia políticos ficha limpa a prestar conta da campanha antes do prazo determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entrou no ar na noite desta quarta-feira (28). A página, que deveria entrar no ar amanhã, propõe aos candidatos a prestação de contas voluntárias de suas campanhas eleitorais. O site está disponível em dois endereços, o Ficha Limpa e o Ficha Limpa Já.

image

A ferramenta propõe que os candidatos informem semanalmente a origem e o montante dos recursos obtidos, bem como os gastos realizados. Dessa forma, os políticos poderiam se antecipar à legislação eleitoral, que divulga a prestação de contas apenas 30 dias após o término do pleito.

O site começou a ser formulado em maio, quando as entidades envolvidas ainda estavam em dúvida se o projeto Ficha Limpa seria aprovado. As informações dos candidatos cadastrados estão disponíveis para acesso de autoridades, adversários políticos ou de qualquer internauta.

Há um sistema de busca que pode combinar filtros como nome, número no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido. O site aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto o de deputado estadual.

O internauta também poderá questionar o teor das informações dos candidatos registrados mediante a apresentação de documentos comprobatórios. As possíveis denúncias serão recebidas pelo administrador do endereço e encaminhadas ao TRE e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), segundo o Instituto Ethos, um dos envolvidos no projeto.

Os candidatos podem, então, ser incluídos numa lista de "rejeitados" em quatro situações: se a Justiça Eleitoral recusar seu registro de candidatura, se houver alguma condenação por órgão colegiado, se ele já tiver renunciado para evitar cassação e no caso de ele não cumprir a prestação de contas semanal exigida pelo site.

O presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, afirmou que sem um controle social democrático, a Lei da Ficha Limpa "pode acabar no esquecimento como tantas outras boas legislações no Brasil".

- Por isso, é importante que o eleitor cobre de seu candidato o registro no site Ficha Limpa, acompanhe as informações e mobilize outras pessoas a fazer o mesmo em relação aos demais candidatos.

Questionado sobre se haveria interesse dos concorrentes na eleição de outubro em se cadastrar voluntariamente, Grajew acredita que essa atitude ocorrerá apenas com os candidatos que tiverem, de fato, a ficha limpa.

- Quem fizer uma declaração de contas não verdadeira no site é louco. A sociedade vai fazer a fiscalização e, com certeza, os adversários políticos também.

A verificação da autenticidade das informações pode ser feita por qualquer pessoa.

Entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e a Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade também fazem parte do projeto. O site custou cerca de R$ 30 mil e teve apoio de recursos do UNODC (Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).

 

By: R7.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Site desafia ‘ficha limpa’"

Nanael Soubaim disse...

Nenhum goiano até agora.

Newdelia disse...

Menos mal...rsrsrs...
Beijos

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails