Brasileiro acredita que frio é causa de gripe e resfriado

Mais de 80% dos brasileiros acham que o frio causa ou piora gripes e resfriados. Essa é apenas uma das noções erradas disseminadas sobre as doenças respiratórias contagiosas mais comuns.

Tanto a gripe quanto o resfriado são causados apenas por vírus. "A maior prevalência no inverno é em razão do aumento da aglomeração de pessoas em locais menos ventilados, facilitando a disseminação do vírus e a contaminação", diz a pneumologista Jussara Fiterman.

Pesquisa do Datafolha para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia mostrou que os brasileiros estão mal informados sobre essas doenças. "As pessoas não têm ideia de como prevenir e tratar", diz Fiterman, que preside da entidade.

Para ela, o desconhecimento dos sintomas mais importantes dificulta o diagnóstico. "Se detectamos logo os sinais de gravidade, é mais fácil controlar as complicações", afirma.

Infecção causada pelo vírus Influenza, a gripe pode evoluir para pneumonias e insuficiência respiratória. Em casos mais graves, pode levar à morte.

Isso não acontece nos resfriados, outra doença respiratória contagiosa. A pesquisa também mostrou que a maioria das pessoas não sabe distinguir uma da outra.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Brasileiro acredita que frio é causa de gripe e resfriado"

Nanael Soubaim disse...

As pessoas não são acostumadas a raciocinar logicamente sobre os eventos, fazem associações simples e ficam nelas.

hobbyblogclube disse...

Olá, New!
Eu me incluo entre estes brasileiros, ou melhor escrevendo, me incluía, pois agora estou bem informado!
Bjs!
Rike.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails