Cadeirinha ou multa

169686_1

Começa na quarta-feira (01) a fiscalização do uso das cadeirinhas e outros dispositivos de segurança. A Resolução nº 277 do Contran previa que as multas inicialmente seriam aplicadas a partir de junho, mas o órgão resolveu prorrogar por três meses esse prazo, principalmente porque os equipamentos estavam em falta nas lojas.

Crianças deverão ser levadas no banco traseiro, com o uso de dispositivo adequado para cada faixa etária. Para quem tem até 1 ano, o equipamento é o bebê conforto; de 1 a 4 anos, é a cadeirinha. De 4 a 7 anos e meio é o assento de elevação, conhecido como booster. O descumprimento da norma é infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

As regras para o transporte de crianças, que entram em vigor nesta semana, vão precisar reverter um comportamento já enraizado na sociedade brasileira. Apenas 32% das mães transportam seus filhos de até dez anos com o dispositivo adequado - cadeirinha, bebê conforto ou booster(poltrona infantil) -, segundo pesquisa da ONG Criança Segura. Esse grau de descumprimento é registrado em todas as camadas da população, não importa o nível de renda.

A pesquisa foi realizada com mães de capitais de cinco Estados brasileiros. O recorte sócio-econômico mostra números idênticos de cumprimento da regra: tanto nas classes AB quanto na CD, o índice de mães que transportam as crianças adequadamente esteve no patamar de um terço.

"Isso mostra que se trata de uma questão cultural, mais enraizada na sociedade brasileira, e o nível social não interfere no resultado", diz a coordenadora nacional da organização, Alessandra Françoia.

A baixa adesão aos equipamentos de segurança constatada na pesquisa reflete a visão das mães sobre o perigo do trânsito. Perguntadas espontaneamente sobre quais seriam os riscos que as crianças em geral podem estar expostas no dia a dia, só 8% apontaram "acidente de trânsito no automóvel, ônibus e bicicleta".

O índice sobe para 19% quando são apresentadas todas as opções. "O risco de envolvimento dos filhos com drogas ainda é a maior preocupação das mães", diz Alessandra.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Cadeirinha ou multa"

Nanael Soubaim disse...

E ainda tem gente que "se garante" e leva a criança no colo, no banco da frente, sem cinto! Desconhecem que a vinte por hora nenhuma pessoa de musculatura normal consegue se segurar, imagine a uma criança!

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails