Restauro a jacto

Quando as instituições decidem simplesmente trabalhar juntas, em vez de ruminar o esterco já expelido, dá nisto. Quando o homem quer, não existe custo nem ideologia, o homem faz. (Nanael)

 

‘O 16º Batalhão Logístico do Exército, em Brasília cumpriu feito invejável: aceitou recuperar o Gálaxie 500, de 1974, último veículo adquirido e utilizado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. Mais que o insólito, afinal as Forças Armadas e a Revolução elegeram JK como o símbolo da possível reação democrática, valeu o exemplo da parceria: o B Log entrou com as boas instalações, a capacidade do cel Antonio Eleazar de coordenar e atrair apoios: os Amigos do Gálaxie; Clube do Gálaxie; V8 Clube, particulares, empresas, como a Basf/Glasurit, a Brasília Motors e a Retífica Mineira agregaram-se ao grande esforço.

Aliás, grande, rápido e eficaz: em menos de 100 dias o Gálaxie foi retirado de seu sarcófago envidraçado - caixa de blindex multiplicando o sol da tarde no Planalto - restaurado, e apresentado às sras Ana Christina Kubitschek Pereira e Cirlene Ramos, presidente e executiva maior do Memorial JK, para onde retornará aos 12 de setembro, comemoração do aniversário de JK.

Por pensar
Grandes ações não se encerram em si mesmas, são geradoras de consequências. No caso maior, a reaproximação entre a mais emblemática das Forças Armadas e a imagem do estadista. Depois, a atração sobre os representantes da sociedade civil, clubes, grupos, especialistas, pessoas físicas e jurídicas. Melhor, sob o ponto de vista antigomobilístico, é o exemplo: um corpo público entende que determinado veículo deve ser preservado como referencia de história. Ou seja, o verdadeiro espírito antigomobilista. No varejo, o pequeno time do Exército, dedicado ao serviço entendeu a importância do cuidado com o detalhe e a autenticidade, conceitos hoje perdidos na pressa dos reparos.

Pressa é palavra pouco descritiva para o processo. Na prática foram 95 dias para refazer o automóvel, enfurnado e sem manutenção há 30 anos: arrancar a carroceria do chassis; corrigir os dois; alinhá-los e pintá-los; refazer o motor; recuperar toda a parte rolante; resgatar qualidade sobre mau reparo anterior com portas usadas e de cor diversa; re-estofar os bancos; acertar detalhes; apagar marcas e dar forma aos inúmeros frisos em alumínio da decoração da carroceria; revisar instrumentação e os comandos. Enfim, um refazimento completo dentro dos padrões de originalidade – ao final certificada pelo Museu do Automóvel, em Brasília.

Aval
A adesão civil ao projeto deu o faltante carimbo de entusiasmo externo. Afinal, o 16o. BLog assumira a missão, mas não poderia aplicar recursos públicos no desafio, restrito ao uso de mão de obra. E mais, ali ninguém conhece carros de luxo.

Permissão dada pelo Gen Sodré, Comandante Militar do Planalto, e pelo gen Dacas, 3ª Comandante da Brigada, à sugestão do cel. Antônio Eleazar, equipe pequena, comandada pelo sarg Revoredo tocou o negócio. Os clubes ofereceram consultoria, peças de decoração, acabamento, calotas, adesivos, e fizeram um mutirão para a montagem, esforço articulado por Dino Dragone, autor do único livro brasileiro sobre Gálaxie; Vicente Gonçalves de Souza fez o último serviço de sua agora fechada oficina de restauração, dando vida nova aos frisos de alumínio, uma das mazelas da construção de automóveis; Sérgio Cunha Rego, conhecido em Brasília por sua oficina a carros estrangeiros, refez pessoalmente o motor, embreagem, co-optou a Retífica Mineira para os serviços, e doou todas as novas peças necessárias. A Basf, produtora de tintas, designou engenheiro químico para acompanhar, forneceu o material de nanotecnologia não agressiva ao meio ambiente, e a Brasília Motors, concessionária Mercedes na Capital, jateou o chassis e refez o apodrecido chão do porta-malas.’

 

40569 Momentos: o Gálaxie em seu sarcófago...


Enfim, belo trabalho e exemplo de utilidade e união. Sabem os antigomobilistas de singela frase cunhada pelo Museu do Automóvel: carro antigo faz amigos.

 

40570 ...e refeito, 95 dias após

 

By: Interpress Motor via Nanael.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Restauro a jacto"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails