Serviços bancários gratuitos

images

Oito em cada dez brasileiros não sabem que é possível usar serviços bancários sem pagar por eles, revelou levantamento realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com mais de 470 internautas de São Paulo. Tratam-se dos chamados “serviços essenciais”, que são imprescindíveis à livre movimentação da conta corrente ou poupança e que, por isso, devem ser oferecidos de graça, de acordo com a Resolução 3.518/07, publicada em abril de 2008 pelo Banco Central.

A explicação para os brasileiros não saberem desses serviços, de acordo com o Idec, é a falta de comprometimento dos bancos em informar o cliente, principalmente sobre a possibilidade de abrir uma conta usando apenas esses serviços.
Para chegar a esta conclusão, o instituto avaliou a prática de dez instituições (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco) e constatou que, em seis bancos, não é possível saber que serviços essenciais podem ser contratados isoladamente.

Os serviços essenciais devem atender consumidores que usam apenas operações bancárias básicas, para que possam manter uma conta sem ônus. Confira abaixo quais são eles:

- Fornecimento de cartão com função de débito e segunda via nos casos de responsabilidade da instituição, como problemas técnicos com o plástico ou necessidade de atualização (inclusão de chip, por exemplo). A segunda via do cartão deve ser paga, quando a conta é gratuita, em caso de perda, roubo e danificação.

- Fornecimento de dez folhas de cheques por mês, desde que o correntista tenha os requisitos necessários à utilização de cheques.

- Realização de até quatro saques por mês, em guichês de caixa, inclusive por meio de cheque, ou em terminal de autoatendimento.

- Fornecimento de até dois extratos com a movimentação do mês em terminal de autoatendimento.

- Consultas via Internet (bankline).

- Duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês.

- Compensação de cheques e fornecimento ao cliente pessoa física, até 28 de fevereiro de cada ano, de extrato discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.  (Com informações do Estado de S. Paulo e da redação do Espaço Vital).

 

Os bancos lucram, os clientes são extorquidos

Estima-se que oito em cada dez brasileiros não sabem que é possível utilizar serviços bancários sem pagar por eles, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Tratam-se dos chamados “serviços essenciais”, que são imprescindíveis à livre movimentação da conta-corrente ou poupança e que, por isso, devem ser oferecidos gratuitamente, de acordo com a Resolução 3.518/07, publicada em abril de 2008 pelo Banco Central.

A explicação para os brasileiros não saberem desses serviços, de acordo com o Idec, é a falta de comprometimento dos bancos em informar ao cliente, principalmente sobre a possibilidade de abrir uma conta utilizando apenas esses serviços. Para chegar a esta conclusão, o Instituto avaliou a prática das dez Instituições mais utilizadas no Brasil  e constatou que, em seis delas não é possível saber que serviços essenciais podem ser contratados isoladamente.

Os serviços essenciais atendem aos consumidores que utilizam tão somente operações bancárias básicas, para que possam manter uma conta sem qualquer ônus. Porém, esta prática abusiva é apenas um exemplo das tantas praticadas pelos Bancos.

As Instituições Financeiras que atuam livremente por todo o País, praticam, em melhor análise, a falta de informação de forma clara e precisa ao consumidor. Concluindo-se que por falta de orientação e conhecimento os consumidores seguem pagando valores que excedem os limites legais e as Instituições Financeiras seguem com lucros exorbitantes através de juros e tarifas extorsivas.

Não concordamos que os consumidores têm o direito de contraírem obrigações e não cumpri-las, mas sim que possuem direitos em defender e buscar uma forma Justa de quitar suas dívidas, honrando com os compromissos assumidos. (Gabriela Macedonia, advogada (OAB/RS nº 66.447) - gmacedonia@yahoo.com.br)

By: Espaço Vital.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Serviços bancários gratuitos"

Nanael Soubaim disse...

Aquela sopa de letrinhas no extrato é só um dos meios de fazer uma consulta básica se transformar em "pro-acesso", ou cousa que valha.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails