“Dot”, o menor vídeo do mundo

A produtora Aardmann, dos criadores do filme Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais, usou uma câmera de celular e um microscópio para criar o “menor” curta-metragem de animação em stop-motion já realizada, segundo os criadores.

Dot (Ponto, em tradução livre) é o título do vídeo e o nome de uma boneca de 9 milímetros, protagonista do curta-metragem de ação elaborado para promover o celular N8, da Nokia, uma das apostas da empresa no mercado de smartphones.

O vídeo, que aspira um registro no Guiness, o livro dos recordes, mostra a pequena Dot correndo e fugindo de um pedaço de pano, atrás dela (clique aqui para assistir).

Ela corre durante o minuto e meio de duração do vídeo, ao montar em uma abelha, saltando sobre pinos e agarrada a flores, até que decide enfrentar o pano com dois pregos, e consegue dominar o perseguidor. No fim, o pano serve de manta para dormir sobre o letreiro de “The End”.

Os animadores usaram uma impressora 3D para criar as 50 modelos da bonequinha usados no vídeo, já que o seu minúsculo tamanho não permitia manipulá-la ou dobrá-la para exibir os diferentes ângulos e dar uma imagem pluridimensional.

Os criadores explicam no “making of” que o tamanho da boneca foi o menor possível. Se tivesse menos de 9 milímetros, seria impossível incluir cabeça, tronco e membros, partes que foram pintadas separadamente e unidas por um fino cabo.

A animação foi filmada com um CellScope, microscópio para telefones celulares criado por um bioengenheiro da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), acoplado ao celular e sua câmera de 12 megapixels.

A tecnologia já foi utilizada em um projetode saúde  na África para fotografar de células cutâneas e sanguíneas para que pudessem ser analisadas por especialistas de outros países e diagnosticadas. O microscópio para celular também poderá ser utilizado nos EUA no futuro para fazer análises de glóbulos brancos em doentes de câncer.

 


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "“Dot”, o menor vídeo do mundo"

Nanael Soubaim disse...

Muito bonito. Eu pararia para ver vídeos assim, se a tevê se dignasse.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails