Equipamento para detectar tiros

20100928_80854

Instalado desde a semana passada num dos bairros mais violentos do RS, um sistema de detecção de disparos de arma de fogo foi oficialmente inaugurado pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Importado dos Estados Unidos e inédito no Brasil, o sistema ShotSpotter contará com 33 pontos de detecção de tiros no bairro Guajuviras, em Canoas – região metropolitana de Porto Alegre.

Monitorado por câmeras, o equipamento identifica disparos e comunica a ocorrência a um sistema central de monitoramento. Os 17 sensores já instalados estão localizados em prédios e postes e são de difícil identificação, para evitar vandalismo.

Nos testes realizados pela PF na última quinta-feira (23), o equipamento detectou disparos num raio de até três quilômetros. Os outros 16 pontos do sistema serão instalados nos próximos dois meses.

Nos primeiros dias de operação, o sistema captou 215 ruídos. No total, 36 foram identificados como disparos de arma de fogo.

Uma sala de controle no Centro Integrado de Segurança Pública, que reúne guardas civis e policiais a 15 quilômetros do bairro Guajuviras, monitora os sensores auditivos. A aparelhagem capta não só disparos, mas também gritos e outros ruídos intensos.

É capaz, ainda, de detectar o calibre da arma disparada apenas pelo tipo de som captado e gravado num computador. Os computadores estão conectados a um telão que, ao primeiro disparo, mostra o local preciso onde ocorreu e a localização da viatura policial mais próxima.

Segundo o ministro Luiz Paulo Barreto, o audiomonitoramento poderá ser instalado em outras regiões do país. “O sistema de Canoas servirá como piloto para cidades que abrigarão grandes eventos, como a Copa do Mundo”, disse.

O projeto custou R$ 2 milhões, com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A escolha do local foi baseada em dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas. Segundo o órgão, 77% dos homens e 50% das mulheres assassinadas em 2009 no bairro foram vítimas de arma de fogo. Entre a população de 15 a 24 anos, o índice sobe a 87,5%.

No ano passado, segundo a Secretaria de Segurança do Estado, o bairro registrou 50 homicídios. A cidade gaúcha é a primeira na América Latina a implementar a tecnologia, que já funciona em 50 cidades dos Estados Unidos.

 

By: Espaço Vital.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Equipamento para detectar tiros"

Nanael Soubaim disse...

Há regiões no país em que o sistema seria inútil, entraria rapidamente em curto-circuito, por excesso de estímulos; E há regiões no país onde os detectores seriam roubados logo na primeira semana.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails