Óleo de cozinha vira combustível

ÓLEO DE COZINHA

A Petrobras Biocombustível anunciou hoje uma parceria para produzir biodiesel a partir de óleo de cozinha.

O acordo com a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará foi assinado hoje de manhã em Fortaleza.

A parceria permitirá o desenvolvimento de ações em conjunto para a coleta dos chamados Óleos e Gorduras Residuais (OGR), especialmente o óleo de fritura de restaurantes, hotéis, padarias, lanchonetes, bares e residências de Fortaleza e região metropolitana.

O material será destinado à produção de biodiesel na Usina de Quixadá.

Segundo um levantamento feito pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Infraestrutura de Transporte e Logística de Energia, da Universidade Federal do Ceará, 52 milhões de litros de óleo de cozinha são despejados nos esgotos todo ano.

Inicialmente, serão sete associações e 250 pessoas envolvidas na implantação de um módulo de beneficiamento com capacidade para filtrar 30 mil litros/mês do óleo de fritura coletado. Também será dada a garantia de compra deste óleo, com acompanhamento para gerir a entidade e treinamento para a coleta do OGR.

A parceria também prevê a elaboração de material de divulgação, apoio e assessoria jurídica e inclui outras entidades, como Sebrae, Semam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza), Coelce (Companhia de Energia Elétrica do Ceará), Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e Universidade Federal do Ceará.

 

By: Info

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

5 comentários: on "Óleo de cozinha vira combustível"

Unknown disse...

Maravilha,até me animei.
Eu já faço minha parte.
rsrs
Na minha casa tem uma bombona para recolher o oleo da vizinhança.
Beijinhos

Unknown disse...

Queridas Mayra e New.
Espero que estejam bem, de verdade.
Pedi que Deus estivesse aí, pertinho e que não faltasse amigos carinhosos.
Quero agradecer muito vocês pelo carinho que sempre me dispensaram.
No blog, me lembrei de alguns amigos, e claro me lembrei de vocês duas.
Foi muito simples, mas é de coração, viu
http://www.sonhareser.com.br/2010/09/quantos-amigos-voce-tem.html

Grande abraço, pras duas.
Desculpe colocar aqui, é que não sabia seus emails.
Nem precisa publicar. beijos.

Nanael Soubaim disse...

Agora que eles descobriram isto? Onde carros a diesel são permitidos, tem gente que viaja só com sobras de óleo das cozinhas de restaurantes das estradas.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Isso que o Nanael disse sobre usar óleo de cozinha usado como combustível já faz tempo que eu quero fazer...

Newdelia disse...

Bem... o petróleo tem esquema o óleo de cozinha, não.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails