Anvisa cria manual de conduta para navios de cruzeiro

Picture111

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conclui um guia de conduta para navios de cruzeiro. A intenção é padronizar exigências sanitárias nos portos. A primeira versão foi apresentada ao setor no início do mês, quando começou a temporada de cruzeiros. Mas agências e operadoras de cruzeiros ainda podem fazer sugestões.

O documento final só valerá para a próxima temporada, entre outubro de 2011 e maio de 2012. É dividido em dois capítulos. O primeiro trata da vigilância epidemiológica, que define critérios para declaração de suspeita de surto a bordo, explica como são feitas as notificações e determina regras como limpeza do navio, higiene dos passageiros e da tripulação e isolamento.

O segundo capítulo traz regras de vigilância, com normas que vão do armazenamento de água à temperatura mínima em que o alimento deve ser mantido. "Somos fiscais. Mas quem faz o controle sanitário é a própria tripulação. É importante que conheçam as regras e as apliquem", afirmou Fábio Miranda da Rocha, especialista em regulação e vigilância sanitária da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa.

Expansão. A preocupação da Anvisa tem a ver com o crescimento do setor. Em 2001, 6 navios transportaram 127 mil pessoas. Nesta temporada, a previsão é de que 886 mil passageiros viajem em 20 navios pela costa brasileira. "O navio é como uma minicidade. São 5 mil, 6 mil pessoas confinadas. Algumas terão diarreia, outras, gripe, e o ambiente onde elas estão contribui para a contaminação: os passageiros comem e bebem demais, expõem-se ao sol. Tudo isso baixa a imunidade", diz Rocha.

A aproximação da Anvisa com as empresas internacionais donas dos navios começou na temporada passada, o que permitiu a ampliação do número de notificações de casos de doenças a bordo - passou de 500 para 4,4 mil na temporada passada. Episódios de diarreia corresponderam a 70% das notificações.

"Padronizar as operações vai agilizar o trabalho da Anvisa, manter o controle sanitário e reduzir o risco nas embarcações. As normas existem, mas é importante que sejam divulgadas", diz o diretor executivo da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima, André Zanin. Sugestões podem ser enviadas para naviosdecruzeiro@anvisa.gov.br.

By: Estadão


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Anvisa cria manual de conduta para navios de cruzeiro"

Nanael Soubaim disse...

Muitos vão chiar, mas terão que adoptar um pop (procedimento operacional padrão) para trabalhar no lucrativo litoral que temos.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails