Golpes na web

tirar-virus-do-computador

Mais de três quartos de todos os usuários de internet no Brasil já foram vítimas de crimes cibernéticos, como vírus de computador, fraudes online de cartão de crédito e roubo de identidade.

O dado faz parte de um relatório da fabricante de softwares de segurança Norton, apresentado nesta quarta-feira (27).

Segundo o estudo, 65% dos internautas de todo o mundo já foram afetados por golpes digitais. Entre os países em que a prática é mais comum, a China lidera, com índice que chega a 83%. O Brasil vem em segundo lugar empatado com a Índia (76%), à frente dos Estados Unidos (73%).

Apesar do risco, os internautas demonstram aceitar os crimes virtuais sem reagir. Conforme a pesquisa, apenas 3% das pessoas consideram que esse tipo de prática vai acontecer com elas, e cerca de 80% acreditam que os criminosos cibernéticos não serão levados à Justiça.

O relatório mostra ainda que 49% dos adultos afirmam que não mudariam seu comportamento caso se tornassem vítimas e que menos da metade (44%) reportou os crimes de que foram alvo à polícia.

O consultor líder em segurança cibernética da Norton, Adam Palmer, ressalta que reportar um crime cibernético é fundamental. “Todos nós pagamos pelo crime cibernético, seja diretamente ou pela transferência de custos das nossas instituições financeiras”, afirmou, em nota.

“Os criminosos cibernéticos roubam pequenas quantias propositalmente para não serem detectados, mas todos esses pequenos furtos acabam representando um grande montante. Se você não reportar uma perda, pode na verdade estar ajudando o criminoso a ficar fora do radar”.

A empresa explica que a melhor defesa contra o crime cibernético, e a melhor maneira de se proteger, é navegar pela internet com um software de segurança completo e atualizado.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Golpes na web"

Nanael Soubaim disse...

O povo ainda pensa que a internet oferece anonimato absoluto. É preciso haver uma campanha maciça com provas e casos consumados de condenações pelo mundo inteiro, só assim o ladrão ao teclado será visto como o de revólver.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails