PRÉ-SAL: ANP USA INFORMAÇÃO ERRADA PARA DISPENSAR LICITAÇÃO

anp-logo

Agência dispensou licitação de empresa que foi contratada pela ANP para elaborar o relatório que vai apontar o preço do barril enterrado na camada pré-sal

A Agência Nacional do Petróleo divulgou informações erradas no Diário Oficial da União ao justificar, como manda a lei, a contratação da empresa Gaffney Cline sem licitação. A Gaffney é uma consultoria internacional especializada em diversos serviços para a indústria do petróleo. Entre suas especializações está a certificação de reservas, um processo técnico que visa atestar a quantidade e o valor do petróleo enterrado numa jazida, o patrimônio que dá crédito às petrolíferas.

A Gaffney foi contratada pela ANP para elaborar o relatório que vai apontar o preço do barril enterrado na camada pré-sal que a União deverá cobrar da Petrobras, na complexa operação que visa ajudar a estatal a levantar recursos para explorar a nova e promissora reserva no fundo do mar.

No dia 24 de junho, a ANP publicou, no Diário Oficial da União, o extrato de dispensa de licitação. Trata-se de um procedimento exigido dos administradores públicos. Ali, em poucas linhas, eles são obrigados a se explicar. O problema é que as explicações vêm em forma de impenetráveis citações jurídicas, cujo entendimento depende da leitura de leis ou da interpretação de especialistas.

No caso da contratação direta da Gaffney – negócio fechado por R$ 2.373.777,00 -, a Agência Nacional do Petróleo teve que explicar por que dispensou a licitação. Para isso, a agência cita, como “fundamento legal” da decisão, o artigo 24, inciso V da lei 8.666, que rege as licitações do setor público. Esse artigo trata dos casos em que a licitação é dispensável. Já o inciso escolhido pela ANP diz que a licitação é dispensável quando não aparecerem interessados na primeira tentativa de licitar. O trecho exige ainda, do administrador público, fortes motivos para não repetir o processo licitatório e desde que sejam mantidas todas as condições preestabelecidas.

A primeira – e única – licitação internacional lançada pela ANP no final de março para contratar uma certificadora não foi o que o mercado chama de “licitação deserta”, caso em que não aparecem interessados. A licitação foi declarada fracassada, no dia 15 de junho, porque uma empresa, a Cambrian Consultants, entrou com recurso questionando a participação da Gaffney do Brasil (GCA do Brasil), a subsidiária da consultoria internacional que acabou contratada.

A Gaffney Cline do Brasil tinha apresentado uma proposta comercial para a agência na primeira licitação. Em reunião realizada no dia 15 de junho, cuja ata pode ser encontrada no site da ANP, a diretoria da agência considerou o recurso da Cambrian parcialmente procedente, deu a licitação por fracassada e partiu para a contratação direta. Depois, os diretores deram plenos poderes para o diretor-geral, Haroldo Lima, resolver o caso. A leitura dos processos internos da agência revela que a urgência da contratação foi justificada por “incontestáveis razões políticas”, conforme revela a revista Época.

Portanto, se havia um participante da licitação, a própria Gaffney, por que a ANP usou o trecho da lei que trata de licitações sem interessados para justificar a dispensa? Por que tanto atropelo num processo que requer rigor técnico e vem afetando o valor das ações da Petrobras, numa baixa que já levou bilhões de reais do valor de mercado da empresa?

Questionada várias vezes, nos últimos dias, por escrito e por telefone, a ANP não esclareceu o assunto. Também não explicou o erro que levou a Petrobras a começar a perfurar o poço Libra, o segundo em área da União no pré-sal, sem que a autorização da agência estivesse publicada no Diário Oficial da União, como determina a Constituição (a autorização está aqui). Em maio,a ANP divulgou nota informando que o segundo poço do pré-sal já estava sendo perfurado. Especialistas explicam que os atos do Poder Público não publicados não têm efeito, estando, portanto, sujeitos a questionamentos na Justiça.

By: Blog do Meirelles.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "PRÉ-SAL: ANP USA INFORMAÇÃO ERRADA PARA DISPENSAR LICITAÇÃO"

Nanael Soubaim disse...

Vargas deve estar se revirando no umbrau.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails