Prêmio Nobel da Paz cumpre pena de 11 anos

int20101008_94307

O ativista chinês Liu Xiaobo ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2010. Professor e defensor da democracia na China, Xiaobo está preso desde dezembro de 2008. Ele foi condenado a 11 anos de prisão por ter publicado um manifesto em defesa da liberdade de expressão e de eleições multipartidárias no país.
Ele tem direito a um prêmio de U$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões), mas o governo chinês não quer que a esposa do vencedor receba o dinheiro.
Xiaobo é o mais famoso dissidente político chinês. Ele foi considerado um problema pelo governo do país desde 1989, quando se juntou aos protestos estudantis na Praça da Paz Celestial.
Ele tem sido um dos críticos mais combativos do Estado de partido único da China, e seus comentários públicos têm frequentemente irritado o governo, que insiste que a China é um país com o Estado de direito e que respeita os direitos humanos fundamentais.
Ao anunciar o prêmio, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, afirmou que a China, segunda maior economia mundial, deveria assumir "mais responsabilidades" devido a seu cada vez mais importante papel no cenário internacional.
O governo da China condenou fortemente a concessão do prêmio para Liu Xiaobo, qualificando-o de "uma obscenidade" que vai contra os objetivos da premiação.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Prêmio Nobel da Paz cumpre pena de 11 anos"

Nanael Soubaim disse...

Faço tudo o que posso para não comprar nada daquele país. Pago o triplo por uma pilha made in USA ou made in Germany. O que não puder comprar de países democráticos, não compro, posso viver sem.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails