Batatas Roxas

A novidade se chama  purple majesty potato.
3678651655_daf31bef5f
Trata-se de uma batata-roxa, desenvolvida pelo maior produtor e distribuidor de batatas do país, a Albert Bartlett, que garante que o tubérculo não é transgênico, mas, sim, o resultado de cruzamentos de tipos de batata vermelha e roxa já existentes.
Um dos pontos de venda da batata é que ela contém níveis altos do antioxidante antocianina, o mesmo flavonoide que transformou a blueberry - fruta silvestre conhecida no Brasil (ou não) como mirtilo – em uma coqueluche entre os "superalimentos", devido a suas supostas propriedades antiinflamatórias e anti-cancerígenas.
Eu comprei um saco das batatas, que preparei para um jantar: bisteca de porco grelhada com purê de batatas, couve-de-bruxelas e molho.
O purê era de um roxo escuro denso que eu nunca tinha visto num prato de comida. O gosto era de batata, mas uma batata diferente, com leve gosto de terra.
Uma colega aqui da BBC Brasil, a Iracema, disse que viu purês como esse no Brasil, da batata-doce roxa. Mas a purple majesty não é doce e seu aspecto é diferente, bem mais de batata normal do que de batata-doce, alongada. 
Portanto, caros leitores, posso me gabar de ter sido, com grande probabilidade, o primeiro
brasileiro a comprar, cozinhar, provar e escrever um blog sobre a purple majesty ( e, em breve, serei o primeiro brasileiro a fazer uma fish pie – torta de peixe -, com o purê que sobrou). 
Minha intenção nesse blog era aproveitar apurple majesty para falar das variedades de batatas encontradas aqui na Europa e mostrar que o tubérculo tem uma importância e um peso bem maiores na culinária local do que no Brasil, talvez por causa da onipresença, ali, do arroz.
Mas como isso é bem manjado, prefiro compartilhar com vocês 14 fatos sensacionais que descobri sobre batatas:
1. As batatas surgiram nos Andes, onde vinham sendo cultivadas há milhares de anos. Há divergências, no entanto, sobre o local exato. A Wikipedia diz que exames de DNA constataram que 99% das batatas no mundo descendem de uma espécie cultivada há 10 mil anos em uma ilha na costa do Chile. Outras fontes dizem que as primeiras batatas vieram do centro-sul do Peru.  
2. A primeira venda documentada na Europa de uma batata foi em um hospital em Sevilha, Espanha, em 1573.

3. A batata é hoje alimento básico de dois terços da população mundial.
4. A Grande Fome na Irlanda de 1846 veio em decorrência de um fungo que destruiu as plantações de batatas por dois anos seguidos.
5. A batata frita (conhecida no mundo anglófono como french fries) foi introduzida nos Estados Unidos em um jantar oferecido na Casa Branca por Thomas Jefferson (que viria a ser o segundo presidente do país), na volta de uma visita à Europa.
6. Existem 4,2 mil variedades diferentes em 101 países, segundo o World Catalogue of Potato Varieties de 2007. O Centro Internacional de Batatas, em Lima, no Peru, diz que só na América Latina existem 3.527 variedades.
7. Há uma teoria de que a batata chegou à Irlanda literalmente pelo mar – boiando dos destroços da Armada Espanhola derrotada pelos ingleses em 1588. Aldeões na costa coletaram as batatas e passaram a plantá-las.
8. A história e a genética sugerem que a batata chegou à Índia - não muito mais tarde de chegar à Europa – através dos portugueses.
9. O maior consumidor per capita do mundo é a ex-república soviética Belarus, onde se consome, em média, 338 kg de batata per capita ao ano (dá quase um quilo por dia!).
10. O recorde de descascamento de batata pertence a cinco mulheres, que em 1992 descascaram 482 kg de batata em 45 minutos usando apenas facas comuns de cozinha.
11. Existe uma receita para vinho de batata. Entre os ingredientes, estão 1,5 kg de batata , 2 kg de açúcar , 2 kg de uva-passa e dois limões (taí uma missão para o meu destemido colega Pablo Uchoa, o fermentador). 
12. O maior produtor mundial é a China, que aumentou o cultivo em 30% nos últimos cinco anos.
13. A maior batata-chip do mundo foi produzida pela Pringle’s em Jackson, no Tennessee, em 1990. Ela media 58 cm x 35 cm, mais ou menos do tamanho de uma folha de jornal.
e, finalmente...
14. O famoso grupo de rock progressivo Jethro Tull tirou seu nome de um ilustre pioneiro inglês da agricultura moderna que viveu no início do século 18 e revolucionou as técnicas de cultivo – em particular, a de batatas.
By: BBC BR.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Batatas Roxas"

Nanael Soubaim disse...

O Collor tem participação nessa empresa?

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails